Não precisa se sentir intimidado. Estou aqui para segurar a sua mão e acompanhá-lo ao longo de cada passo no caminho para você fazer o jailbreak e o desbloqueio do seu iPhone original, iPhone 3G ou iPod Touch, e olha que nem é tão difícil assim.

 

Passo 1
Vamos ver se fazer jailbreak ou desbloqueio de um iPhone faz sentido para você ao explicar o que isto de fato significa: jailbreaking permite que você carregue aplicativos de terceiros (não-iTunes) como estes no telefone por sua própria conta e risco. Desbloquear permite que você use um cartão SIM (chip) de outra empresa (T-Mobile nos EUA ou viagens internacionais). É basicamente isso. E se você não gostar, você pode restaurar o software Apple original a qualquer momento usando o botão Restore do iTunes – nós já fizemos isso diversas vezes.

Este guia é para o iPhone original, iPhone 3G e o iPod Touch rodando o novo firmware 3.0 do iPhone. Se você tiver um 3GS, você precisará esperar um pouco, porque ele ainda não foi hackeado. Mas se você estiver pronto para hacker o seu iPhone, pegue o seu Mac ou PC, o seu iPhone e o cabo adaptador USB. Eu estou pronto, e você?

Passo 2
Mesmo que você só queira desbloquear o telefone, você precisa antes fazer jailbreak nele, e isto requer o redsn0w, um programa de jailbreaking para Mac/PC. Baixe AQUI os arquivos oficiais de torrent do redsnow, depois baixe o redsn0w por meio do cliente de BitTorrent à sua escolha. Certifique-se de ter feito backup do seu iPhone no seu computador antes de continuar. Isto cria um ponto de restauração de dados caso você queira se livrar dos aplicativos de jailbreaking. Já fez? Ótimo. Por último, se você estiver nos EUA e for mudar o seu telefone para a T-Mobile, desabilite o 3G antes de avançar para o próximo passo.

Passo 3
O redsn0w funciona ao fazer o patch no arquivo de firmware do iPhone que está no seu computador, para então carregá-lo para o seu iPhone sem usar o iTunes. Abra o redsn0w. Siga as suas instruções para selecionar o seu arquivo .ipsw (firmware do iPhone). Nos Macs, você pode achar o arquivo dentro de Home Folder/Library/iTunes/iPhone Software Updates. Ou então simplesmente baixe novamente AQUI. Quando tiver encontrado o seu .ipsw, siga em frente.

Passo 4
Dê início ao patch, mas tenha em mente uma coisa: o redsn0w perguntará a você se você quer instalar o Cydia, o Icy ou ambos (estes são aplicativos que podem carregar programas nos telefones desbloqueados e serão necessários para destravar o telefone mais tarde). INSTALE APENAS O CYDIA, NÃO AMBOS, SENÃO VOCÊ VERÁ ERROS NO FUTURO. ACREDITE EM MIM. Quando o arquivo .ipsw tiver passado pelo patch, certifique-se de plugar o seu iPhone e depois desligá-lo com ele ainda plugado. Quando você vir a tela “Click NEXT when your iPhone is both OFF and plugged in….”, vá para o próximo passo.

Passo 5
Agora você precisa colocar o seu telefone em modo DFU para carregar o firmware já com patch. Você apertará e manterá apertado por dois segundos o botão superior de energia, depois segurará o botão Home junto com o outro por outros 10 segundos. Daí você soltará o botão superior e manterá apertado somente o Home por uns 30 segundos. Não é tão difícil quanto parece e, se você fizer besteira, é só começar de novo. Mas é preciso prestar atenção, então certifique-se de estar segurando o seu telefone e olhando pra tela do computador quando você clicar em “next”. O redsn0w o instruirá quando segurar e soltar os botões. Se você fizer direitinho, o redsn0w informará você que o seu telefone está sendo desbloqueado e você já pode soltar o botão Home. Se você não tiver conseguido, o redsn0w reiniciará o processo e você provavelmente precisará reiniciar manualmente o seu iPhone.

Passo 6
Espere até o firmware de jailbreaking ser carregado para o seu iPhone (você verá um drive na tela do telefone, daí este abacaxi bonitinho aparecerá enquanto é instalado). Após alguns minutos, o telefone será reiniciado exatamente como no firmware oficial. Parabéns, o seu telefone está jailbroken! A maior parte de vocês já estará satisfeita – basta carregar o Cydia (que agora é um aplicativo do seu iPhone) e buscar pelos aplicativos que você gostaria de instalar. Outros precisam continuar com este tutorial para o desbloqueio.

 

 

 

 

 

 

Passo 7
Se você quiser desbloquear o seu iPhone original ou 3G para ele poder aceitar um cartão SIM da T-Mobile ou de outro país (inclusive daqui, caso você tenha comprado o seu nos EUA), siga estes passos adiante. Você já acabou o que tinha que fazer no seu computador, então certifique-se de que o seu iPhone está usando uma conexão Wi-fi. Você usará o Cydia para baixar e instalar o ultrasn0w, que desbloqueia o seu iPhone.

 

 

 

 

 

 

 

Passo 8
O Cydia perguntará primeiro que tipo de interface você gostaria. Eu não sou nenhum hacker, então eu escolhi a visualização gráfica. Daí o Cydia vai querer baixar pelo menos 2 ‘Upgrades Essenciais’. Permita que ele faça isso ao selecionar “Upgrade Completo”. Caso o Cydia seja bem-sucedido nesta tarefa, você verá um monte de códigos de instalação e a opção para “Fechar Cydia (Reiniciar)”. Clique neste botão (observação: se você estiver recebendo mensagens de erro neste passo, talvez seja porque você instalou tanto o Cydia quanto o Icy. Se você fez isso, restaure o seu iPhone com o firmware 3.0 oficial via iTunes e inicie novamente o processo).

 

 

 

 

 

Passo 9
Abra novamente o Cydia. Vá em Manage → Sources → Edit → Add, e depois digite “repo666.ultrasn0w.com” no campo de texto. Isto deverá adicionar o ultrasn0w como uma fonte de Cydia para que você possa baixar o software ultrasn0w. Volte para o Cydia e clique em “Done”.

 

 

 

 

 

 

Passo 10
Clique na listagem repo666.ultrasn0w.com sob Sources. Clique em repo666.ultrasn0w.com novamente na próxima tela (é redundante, eu sei). Depois clique em Instalar. Você verá uma tela preta com uns textos e, após alguns segundos, ela deverá informar “Complete”. Reinicie o seu telefone com o seu novo SIM.

Parabéns, O seu iPhone está desbloqueado! Mas se você estiver com qualquer espécie de problema (não é culpa nossa!!), leia o Dev Team Blog. É bastante provável que, se você teve algum tipo de percalço, outra pessoa também.