Em dezembro, a Samsung avisou que o Galaxy S não receberia o Ice Cream Sandwich, e semana passada desmentiu boatos de que levaria o ICS ou um Value Pack – funções do ICS no Android 2.3 – ao aparelho. Então por que eles estariam preparando uma atualização com Face Unlock e outras novidades para o Galaxy S?

O SamMobile vazou a ROM do Android 2.3.6 para o Galaxy S, aparentemente feita pela Samsung, e além de melhorias na velocidade do aparelho – no navegador, na galeria de fotos, na orientação automática – ele ganhou novas funções características do Android 4.0, como o Face Unlock e câmera que tira fotos enquanto grava vídeo. O Galaxy S também ganhou o editor de fotos do Galaxy S II. Este não é o primeiro vazamento do SamMobile: eles já haviam mostrado a ROM do Ice Cream Sandwich com TouchWiz para o Galaxy S II.

Afinal, o que a Samsung está fazendo? Eles negaram atualizações mas estão fazendo uma? Quem sabe a empresa não queira ser cobrada pelo update. Talvez eles estavam trabalhando na atualização, mas resolveram deixar de lado. Ou quem sabe eles queiram nos fazer uma surpresa. De todo modo, há esperança. Para baixar e instalar a ROM vazada, as instruções estão no XDA Developers: [SamMobile via XDA Developers; valeu, @lipefleming!]