“Até o final de abril”, prazo dado para a estreia dos jogos para iPhone e iPad na App Store brasileira, poderia ser no fim do mês ou hoje. Murphy tirou férias e, hey, já dá para comprar FIFA 12, Plants vs. Zombies, Draw Something e Angry Birds Space, além de outros joguinhos populares, pagando com seu cartão, sem gambiarras, nem gift cards!

A aguardadíssima categoria “Jogos” da App Store, loja de apps da Apple, era uma sentida ausência na versão nacional. Não mais. Um joguinho aqui, Angry Birds ali e eis que, enfim, temos joguinhos no Brasil. No momento em que fechamos essa matéria, os jogos só apareciam no iTunes; no app da App Store do iOS, nada por enquanto.

Ainda estamos futucando o que a loja tem a oferecer e apesar de um ou outro link quebrado (o que indica que a Apple ainda está ajeitando as coisas), o pacote básico está ali. Há jogos consagrados da plataforma, como os citados acima mais Infinity Blade (1 e 2), Real Racing 2, Jetpack Joyride, Tap Tap Revenge e Cut The Rope, e já dá para comprá-los sem qualquer dor de cabeça — o Leo tirou o escorpião do bolso e garantiu Angry Birds Space para provar:

Angry Birds Space comprado na App Store BR.

A classificação etária também está traduzida e acessível a partir das páginas dos jogos, mas estranhamente não segue o padrão do Ministério da Justiça (bem explicado neste PDF). Teria a Apple firmado algum acordo com o MJ ou é uma lacuna/falha no processo de localização da loja?

Classificação etária App Store.

Além da App Store, a Mac App Store, loja de aplicativos para o OS X, também foi agraciada com a categoria “Jogos”, como relata o MacMagazine.

O acervo não parece, a princípio, muito grande, mas antes isso do que nada. E quer saber do que mais? Recebemos informações do Ministério da Justiça dizendo que, em geral, o processo de aprovação de um jogo leva 15 dias (uia!). Depois de tanto tempo no aguardo e muitas gambiarras e gift cards usados, finalmente temos os jogos na App Store BR. Com alguns bons anos de atraso.