Habitat inflável da NASA recebe seu primeiro visitante humano no espaço

O astronauta Jeff Williams se tornou a primeira pessoa a entrar no BEAM, estrutura expansível da Bigelow Aerospace.

Depois de conseguir inflar seu habitat espacial na segunda tentativa, a NASA enviou uma pessoa para ver como ela ficava lá dentro.

>>> Os detalhes do habitat espacial inflável da NASA

Um astronauta completou a primeira caminhada espacial no habitat inflável da Estação Espacial Internacional, que não estourou nem saiu flutuando enquanto ele estava lá dentro. Sucesso!

O astronauta Jeff Williams se tornou a primeira pessoa a entrar no BEAM, estrutura expansível da Bigelow Aerospace, nesta segunda-feira (6).

beam habitat inflado

A primeira impressão de Williams é que o lugar era muito escuro, muito frio e muito limpo. Ele descreveu a estrutura como “imaculada”, o que não muita surpresa – ninguém havia estado lá dentro antes. Mais importante, a estrutura estava seca, aliviando preocupações de que estaria se formando condensação por dentro.

Williams ficou tempo suficiente para obter uma amostra de ar e baixar dados dos sensores da estrutura. Pouco após Williams entrar, o cosmonauta russo Oleg Skripochka também flutuou para o BEAM. Depois de alguns minutos, os dois saíram e fecharam a escotilha.

beam habitat inflado

Este é um passo importante. Se tudo correr bem durante o teste de dois anos, a Bigelow Aerospace pensa em tocar futuros projetos mais elaborados, que incluiriam centros de entretenimento, uma academia de ginástica e quartos individuais para a tripulação. Se o BEAM for bem-sucedido, podemos ver mais habitats infláveis – não só na ISS, como também em futuras missões espaciais.

[NASA]


Fotos por NASA e Bigelow Aerospace

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas