_Tablets

[Hands-on] Acer Iconia W3: Windows 8 ainda não está preparado para tablets pequenos

Talvez a principal característica dos tablets Windows seja a versatilidade: em meio a conversíveis e híbridos, é vasta a oferta de form factors… diferentes. Uma característica, porém, todos tinham em comum até agora: o tamanho da tela, jamais inferior a 10 polegadas. O Iconia W3 chega para levar o Windows ao universo dos tablets pequenos, […]

Acer Iconia W3.

Talvez a principal característica dos tablets Windows seja a versatilidade: em meio a conversíveis e híbridos, é vasta a oferta de form factors… diferentes. Uma característica, porém, todos tinham em comum até agora: o tamanho da tela, jamais inferior a 10 polegadas. O Iconia W3 chega para levar o Windows ao universo dos tablets pequenos, mas será que o faz bem?

Com tela de 8,1″, o Iconia W3 é estranho. Ele tem bordas bem arredondadas e brancas, cor que se estende a toda a parte de trás, e não chama a atenção pela beleza. Na mão, seus 11,3mm de espessura parecem bem mais.

A tela possui um ângulo de visão limitado: basta incliná-la um pouco para que as cores fiquem extremamente lavadas. Há outros sinais desanimadores, como o botão físico do Windows, bem rígido e de um plástico simples – mas o principal problema é, de longe, o tamanho das letrinhas na tela.

Não tenho miopia ou astigmatismo, e ainda assim é difícil ler fontes menores no W3. “Menores”, nesse contexto, perfeitamente legíveis em equipamentos maiores. Os menus laterais do Windows 8 ficam minúsculos, outras partes do sistema também não são facilmente legíveis e em poucos minutos de uso me vi fazendo algo raro no manejo de qualquer tablet: aproximando-o do meu rosto para poder ler alguma mensagem ou rótulo. No Painel de Controle, mesmo com as promessa da Microsoft para o Windows 8, a escala de DPI não faz diferença aqui.

O timing deste lançamento da Acer é, no mínimo, estranho: viabilizar o sistema para form factors menores é uma das novidades do Windows 8.1. No entanto, o tablet será lançado agora em junho, meses antes da versão final do Windows 8.1. Se serve para algo, o Iconia W3 mostra que a versão atual do sistema definitivamente não se dá bem com telas pequenas.

Também usamos o teclado wireless do Iconia W3, a ser vendido separadamente por US$ 79. As teclas são bem espaçadas, com bom feedback e tempo de resposta, mas rolam algumas estranhezas, como a ausência de um touchpad e o fato de ele ser (bem) maior que o tablet. Também não é possível mudar o ângulo de inclinação do tablet. E, para guardá-los juntos, você encaixa o tablet na parte traseira do teclado.

O Acer Iconia W3 chega ao mercado no final deste mês a partir de US$ 379.

O Gizmodo Brasil viajou para Taiwan a convite da Asus.

Sair da versão mobile