_Google

[Hands-on] Google Hangouts, todos os serviços de mensagens do Google em apenas um lugar

O Google enfim integrou todos os seus diversos serviços de mensagens e agora eles se chamam apenas Hangouts. O app foi lançado hoje para iOS e Android e web, e agora está bem mais fácil conversar com seus contatos do Google. Para começar, o app do Google Hangouts é bem bonito. Ele mostra a sua […]

O Google enfim integrou todos os seus diversos serviços de mensagens e agora eles se chamam apenas Hangouts. O app foi lançado hoje para iOS e Android e web, e agora está bem mais fácil conversar com seus contatos do Google.

Para começar, o app do Google Hangouts é bem bonito. Ele mostra a sua lista de conversas logo na tela inicial. Você pode puxar do canto direito a última conversa que abriu ou a lista de contatos para inciar uma nova – isso também pode ser feito ao tocar o botão “+” no canto superior direito do app.

Para criar uma conversa com mais de um contato, você simplesmente escolhe quem quiser incluir no bate-papo e seleciona entre “Mensagem” e “Vídeo-chamada”.

Dentro das conversas, nada muito diferente de qualquer outro app existente por aí: na parte de baixo você digita o texto. Ou inclui uma foto (você pode tirar na hora ou selecionar da sua galeria). E, no canto esquerdo, os emojis! Muita diversão com uma enorme quantidade de emojis para a sua conversa. Sério, eles são muito legais.

Já as vídeo-chamadas não são muito diferentes do que a versão anterior do Hangout. Você pode tirar a imagem e ficar apenas com som, ou tirar o som e ficar apenas com imagem. Funciona muito bem, e a rápida conversa que tive com o Leo Martins não apresentou nenhum tipo de problema.

Apesar do Hangouts ter sido lançado também para a web – o que inclui a versão interna dentro do Gmail – ele ainda não aparece dentro do e-mail do Google. O velho Google Talk ainda está lá. Isso não significa nada para as mensagens de texto enviadas, mas os emojis não aparecem, e as fotos enviadas pelo Hangout surgem como um link para o Google+ – e aí sim você consegue ver o que te mandaram.

Ao ser instalado, ele substitui o antigo do Google Talk. Mas a fase de transição tem seus problemas: recebi uma mensagem enviada por alguém que estava usando o Google Talk, e, na barra de notificações apareceram dois ícones: um do Hangouts e outro do Talk. Só que o app do Talk não existia mais dentro do meu smartphone… Enfim, apenas um pequeno problema que não deve durar muito tempo – faz algumas horas só que o Hangouts para Android está no ar, é natural que ainda tenha um ou outro ajuste a ser feito.

Ele é apenas mais um serviço de mensagens em um mar cheio de outros nomes já consagrados: temos WhatsApp, um dos mais populares; o Facebook Messenger, que se apoia na sua enorme lista de amigos da rede social; o Viber, que recentemente ganhou uma versão para desktop; o iMessage, exclusivo dos usuários de iOS; e o BBM, que em breve chega também ao iOS e Android. O Google Hangouts usa todos os ótimos recursos dos vários bons serviços de mensagens do Google em apenas um – algo que deveria ter sido feito há muito tempo.

O Hangouts pode ser baixado para iOS, Android e Chrome. O seu chat dentro do Gmail deve, em breve, ser atualizado para o novo serviço.

Sair da versão mobile