_Tecnologia

[Hands-on] iPad Air 2 e iPad Mini 3: um desses tablets é sensacional

Brincamos um pouco com os dois novos tablets da Apple. Enquanto o iPad Air é uma atualização empolgante, o iPad Mini 3 não tem muita coisa nova.

Diga olá para o iPad Air 2, o tablet da Apple que é mais fino que um lápis. Eu segurei um durante o evento da Apple, e preciso dizer: ele é fino, leve e maravilhoso. Tanto que ofuscou completamente o novo iPad Mini.

>>> iPad Air 2: o tablet mais fino do mundo (por enquanto)

Não apenas ele é muito mais fino que o iPad Mini 3 – e isso vai soar loucura – mas ele parece ser mais leve também. Mesmo que seja levemente mais pesado, seu chassi de 6,1 mm é tão leve e fácil de levantar com uma mão que faz o Mini parecer pesado em comparação. Eu sinto que poderia segurá-lo sobre a minha cabeça na cama sem me preocupar em bater com tudo no meu rosto. E isso não é algo que podemos dizer de outros tablets de 10 polegadas.

E então chegamos na tela. O display do iPad Mini 3 certamente é nítido, brilhante e belíssimo, mas não é perfeito. Já o do iPad Air coloca os pixels diretamente nos meus dedos sem nenhum esforço.

A tela é tão boa que, após olhar algumas das imagens de amostra da Apple nela, a câmera de 8MP do novo iPad pareceu um pouco decepcionante. Ou ao menos em uma sala branca cheia de pessoas testando os novos gadgets. O visor encontrou rostos com facilidade, mas não garanto que eu tiraria tantas fotos com esse tablet como fiz com o iPhone 6 Plus. Eu senti falta da estabilização ótica de imagem do 6 Plus conforme movia o tablet ao meu redor, e pude perceber que a câmera lenta em 120fps não chega perto dos 240 fps do mais recente smartphone da Apple.

>>> iPad Mini 3: ele também ganhou leitor de digitais

Já em relação ao iPad Mini 3, é difícil pensar em um motivo para alguém comprar um. O iPad Air ou o iPhone 6 Plus são mais finos, leves e confortáveis. E se você quiser algo menor que não seja um smartphone, o iPad Mini 2 está aí com a mesma configuração e custando US$ 100 a menos.

A principal falha do iPad Air 2, por enquanto, é que ele não tem NFC para usar o Apple Pay. Você pode usar o Touch ID para acessar apps e fazer transações online (no iPad Mini, nem isso), mas para pagamentos, ainda precisa de um iPhone 6 ou 6 Plus.

Também não há mais o botão para bloquear a rotação da tela ou deixar o tablet no mudo. Não gostei disso – uso ele o tempo inteiro no meu iPad 3.

Eis todas as imagens que eu tirei dos novos tablets. Em primeiro lugar, o iPad Air:


E o iPad Mini 3:

Sair da versão mobile