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[Hands-on] Moto 360 2015: primeiro o design, depois a tecnologia

O novo Moto 360 corrige algumas falhas do seu antecessor, mas ainda está longe da perfeição.

O Moto 360 foi um dos primeiros vestíveis que nos fez pensar “é, essa coisa de smartwatches pode dar certo.” Ele tinha alguns problemas, é verdade, mas era um computador funcional no seu pulso e não era completamente horrível. Agora a Motorola tem uma nova aposta com o novo Moto 360 – e conserta alguns problemas encontrados no seu antecessor.

No ano passado, a Motorola queria criar um vestível que, bom, ficasse bem no seu pulso. Neste ano, ela quer fazer um vestível que seja realmente vestível. Em vez de uma solução um-tamanho-para-todos, o novo Moto 360 vem em 46mm e 42mm, em uma variação para mulheres (na imagem acima), e em uma coleção Moto Sport.

Começando com o que a Motorola chama de dispositivos fashion, a empresa fez algumas mudanças que melhoraram o design do Moto 360 – mas provavelmente não da forma que mais importa. A Motorola moveu o botão único do aparelho, que costumava ficar na posição “3”, mas agora está na “2”. Com isso, o botão não engancha em outras coisas quando você se abaixa. A equipe de design também mexeu nas alças, o que fez a remoção da pulsiera ficar muito mais fácil, além de dar espaço para um bateria maior e fazer com que o relógio fique melhor no seu pulso. Eis a comparação do novo com o antigo:

Então sim, parece mais um relógio agora. Isso é ótimo. O que não é bom é a tarja preta conhecida popularmente como “pneu furado” – aquela barra preta na parte inferior do display circular que faz com que o 360 seja menos circular do que devia.

Não é um grande problema para mim, mas é algo que incomoda muitas pessoas e que está de volta na segunda geração. Por que a Motorola decidiu manter esse design (que eles sabem que não é muito adorado)? Para manter a taxa tela-para-corpo ao máximo. A Motorola colocou alguns sensores importantes naquela pequena barra preta e, com isso, conseguiu fazer essa moldura ultra-fina. Ame-a ou odeie-a, ela veio para ficar.

A versão feminina tem quase a mesma coisa da masculina de 42mm, só que com pulseiras menores e diferentes. A futura linha Sport, que só pudemos ver em um protótipo, será lançada mais para frente, depois dos dois primeiros modelos. Ela também é baseada na masculina de 42mm. No entanto, diferentemente da outra versão, a Sport vem com GPS e pulseira plástica de 18mm não-removível branca, cinza ou laranja. A Motorola também incluiu o que ela chama de display AnyLight, que combina telas transmissíveis e reflexivas para que você consiga ver as horas seja em ambiente aberto ou fechado.

No geral, o relógio masculino é bastante confortável, e a Moto Maker, a loja online da Motorola, permite escolher entre mais de 300 combinações diferentes, então não conseguir o relógio que você realmente quer é quase impossível. A única falha de design é que ele ainda é realmente grosso para um relógio – com 11,4mm de espessura, é um dos maiores disponíveis.

O novo Moto 360 não melhora drasticamente a experiência de um smartwatch, mas faz um bom trabalho ao oferecer algo que você tem vontade de usar. É mais um relógio de verdade e um objeto de design do que um pedaço de tecnologia preso em uma pulseira.

Especificações técnicas

OS: Android Wear 1.3
CPU: Snapdragon 400 (1.2GHz)
Tela: 42mm masculino e feminino: LCD 1,37 polegadas 46mm; masculino: LCD 1,56 polegadas
Resolução: 360×325 e 360×330
Pixels por polegada: 263-233ppi
Memória: 512MB
Armazenamento: 4GB
Bateria: 300mAh no masculino e feminino 42mm; 400mAh no masculino 46mm
Espessura: 11.4mm
Recarga sem fio: Sim
Wifi: Sim
Sensores: giroscópio, acelerômetro, monitor ótico de batimentos cardíacos, motor háptico, luz ambiente
Prova d’água: não
Preço: US$300 a US$430

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