_Eletrônicos

[Hands-on] Nokia Lumia 925: a mais nova opção high-end no Windows Phone

A Nokia acaba de revelar o Lumia 925, e ele é muito mais do que o recém-lançado Lumia 928 (exclusivo para os EUA). Foi-se o Lumia tradicional totalmente de plástico, dando lugar a uma mistura muito mais refinada de metal e policarbonato. O visual e a sensação na mão são ótimos. Então, como ele é? […]

A Nokia acaba de revelar o Lumia 925, e ele é muito mais do que o recém-lançado Lumia 928 (exclusivo para os EUA). Foi-se o Lumia tradicional totalmente de plástico, dando lugar a uma mistura muito mais refinada de metal e policarbonato. O visual e a sensação na mão são ótimos.

Então, como ele é? Bem, se você pegar o Lumia 920, retirar 25% do peso, cobrir as laterais com metal escovado e deixá-lo apenas um pouco menos fino que o esbelto HTC One, você consegue visualizar o Lumia 925.

A lateral de alumínio (que faz parte da antena) é pontuada por pequenas barras pretas nos cantos superior e inferior, que esperamos impedir quaisquer problemas de recepção (como no antennagate do iPhone 4). A parte traseira é feita do policarbonato de qualidade que você conhece da Nokia, curvado para encaixar melhor na palma da mão. Ele fornece uma ergonomia muito boa e dá uma sensação ótima na mão, assim como o HTC One.

Falando da traseira, você tem o módulo de câmera e flash, que são quase os mesmos do Lumia 920 (agora há uma lente adiciona de vidro), mas sem a espessura e peso dele. Na frente, a tela é tão viva quanto o que já vimos em outros aparelhos da Nokia, com as cores aparecendo bem, e a nitidez de sempre nas bordas e texto.

O Windows Phone é, bem, o Windows Phone, então este é praticamente como qualquer outro WP8 high-end. Não há lag que mereça menção, e entrar nos apps é tão rápido quanto você esperaria.

A Nokia está destacando a câmera: o Nokia Smart Camera basicamente dispara várias fotos e tem a habilidade de fundi-las para capturar uma imagem perfeita. Cada foto é capturada em 5MP, “algo que os outros [celulares] não conseguem fazer”, segundo a Nokia. Isso significa que você pode eliminar pessoas da imagem, ou fazer fotos de ação com várias imagens de alguém voando pelo ar, combinadas em uma imagem composta incrível.

Atualização: Agora nós tivemos a chance de testar a câmera, incluindo o novo Nokia Smart Camera, e parece que o Lumia 925 é um grande passo à frente.

A Nokia colocou tanto um software bacana para a câmera, como um novo sistema de lentes para o Lumia 925, com uma sexta lente de vidro na montagem da câmera. Infelizmente, a Nokia não nos permite usar as fotos que tiramos com o aparelho, por isso não temos ideia de como elas serão vistas em uma tela maior.

Dito isto, a câmera do Lumia 925 teve um desempenho incrível em pouca luz. As fotos eram muito mais saturadas e nítidas no escuro que as tiradas pelo HTC One, por exemplo. É difícil afirmar algo sobre a nitidez sem colocá-las em um laptop, por exemplo, mas no celular a qualidade parecia ótima. Posso certamente dizer que, em condições reconhecidamente escuras, ele venceu o HTC One de longe. Claro, sem um teste mais extenso, tome isto como uma indicação da qualidade da câmera, não como um julgamento final.

Da mesma forma, o Lumia 925 tem desempenho admirável em muita luz, lidando bem com as difíceis condições de contraste, embora a diferença entre ele e o HTC One não fosse tão grande desta vez.

A Smart Camera funciona como esperado, tirando 10 fotos de 5MP em sequência e, em seguida, permitindo que você as edite, combine, e crie fotos artísticas. O modo “motion focus” é particularmente impressionante, criando imagens onde o seu objeto em movimento fica perfeitamente nítido e em foco, mas o fundo está em movimento. É um efeito muito bom, e algo que demoraria um bom tempo para recriar com o Photoshop.

E se você já tem um Lumia com Windows Phone 8, você também terá o app Smart Camera, então esses efeitos legais não são limitados apenas ao novo 925.

Ainda falta um teste completo, mas por enquanto, ele nos impressionou. O Lumia 925 pode ter a melhor câmera de celular que já vimos (exceto, talvez, o 808 Pureview de 41MP).

Fotos do aparelho:

Sair da versão mobile