A Barnes and Noble continua brigando contra a Amazon na área de e-books. Depois que o leitor Nook ganhou uma tela iluminada, a Amazon revelou o Kindle Paperwhite, com o mesmo recurso – só que mais barato. A B&N baixou o preço e, agora, lançou um modelo novo.

Conheça o novo Nook Glowlight, uma reimaginação leve e branca do leitor iluminado de que tanto gostamos.

À primeira vista, o novo Nook Glowlight parece um gadget totalmente diferente do seu antecessor, com um novo design arredondado, bordas externas almofadadas, e uma cor branca brilhante, que mais lembra um Kindle das primeiras gerações. Ele definitivamente chama a atenção, mas se parece levemente com um brinquedo.

Nook GlowLight White (1)

O novo Nook Glowlight ganhou um monte de avanços pequenos, porém impressionantes (assim como o Kindle Paperwhite deste ano). Ele é um pouco mais leve que o Paperwhite (176g vs. 207g) e mais leve que a geração anterior (198g).

Além disso, ao trocar de página, a tela pisca menos – bem menos – para exibir o conteúdo. Na verdade, no modo de leitura, o novo Glowlight simplesmente não pisca a tela inteira. Na interface de usuário, que tem mais imagens e ganhou um visual simplificado, a história é outra; mas ao ler livros, você não verá esse efeito tão comum a telas e-ink.

O novo Nook Glowlight também traz uma tela de resolução maior (1024 x 768 pixels). Com 221 ppi, a densidade de pixels é igual à do Paperwhite; no entanto, ela ainda usa Pearl Display, em vez do Carta Display (com maior contraste) presente no Kindle. Claro, a tela possui uma luz frontal que – no curto espaço de tempo que passamos com ele – parecia fornecer um brilho mais forte e mais uniforme que no Paperwhite.

Nook GlowLight White (2)

Seu armazenamento embutido de 4GB (não-expansível) é o dobro do que a Amazon oferece, embora ambos possam conter muito mais livros do que você leria na vida. Há suporte a arquivos ePub e PDF.

E temos o mais importante: o preço. O GlowLight está disponível na Barnes and Noble a partir de hoje por apenas US$ 119, mesmo preço do Kindle Paperwhite com anúncios.

Brigar com a Amazon é uma enorme batalha envolvendo preços e ecossistema, e com o GlowLight a US$ 120, a Barnes and Noble está empunhando armas de peso. Concorrência é sempre bom, mesmo que não nos afete diretamente. [B&N]

Nook GlowLight White (4)