De uma só tacada, a Sony anunciou quatro novos smartphones com Android. O mais importante é o Xperia T, novo high-end da empresa – basicamente, os outros são variações dele.

O Xperia T, smartphone que James Bond usará no filme Skyfall, possui botões virtuais na parte inferior (lembrando o Galaxy Nexus) e uma tela com resolução HD e 4,6 polegadas.

Ele é um pouco maior que o Xperia S, só que ele é bem mais leve na mão. Com 9,35mm de espessura, no entanto, ele não é o mais fino do mundo. E apesar das melhorias no hardware serem basicamente incrementais — o Xperia T tem processador dual-core da Qualcomm — o desempenho melhorou muito, graças principalmente ao Ice Cream Sandwich.

Além disso, a câmera ganhou um sensor de 13MP que tira fotos sem lag no obturador: ela fica imediatamente pronta para tirar outra foto. E o Xperia T ganhou um truque semelhante ao Windows Phone: com o celular travado, segure o botão físico da câmera por 3 segundos, e ele não só abre o app da câmera (como o Windows Phone) como já tira a foto. A câmera também filma em 1080p.

   

Os outros modelos

O Xperia TX, por sua vez, é uma versão mais “quadradona” do Xperia T: ele é feito para o mercado asiático, que prefere esse formato, segundo um representante da Sony. Mas segurá-los na mão é basicamente a mesma experiência. E por dentro, eles têm o mesmo hardware, ou seja: o desempenho é igual.

Já o Xperia V é uma versão menor do modelo T: mesmo design, porém com tela HD de 4,3 polegadas. Além disso, ele possui suporte a 4G LTE e é resistente à água — a Sony o colocou embaixo de um esguicho d’água para demonstrar isto. A touchscreen molhada não funciona, mas o aparelho continua ligado. No hands-on, ele tem desempenho semelhante ao do seu irmão maior, e se encaixa igualmente bem na mão.

Por fim, o Xperia J é o modelo básico: tela de 4″ com resolução de 480×854; processador de 1GHz e um núcleo; e câmera de 5MP. E dá para notar o processador mais fraco: ao deslizar entre telas iniciais, o movimento é menos fluido que nos outros modelos.

***

Enquanto algumas fabricantes parecem evitar o excesso de lançamentos, a Sony seguiu para outra direção. Os nomes são uma sopa de letras confusa, e os aparelhos são muito parecidos:

Os quatro aparelhos rodam Ice Cream Sandwich, e a Sony promete atualizar os modelos T e V para o Jelly Bean. Eles chegam ao mercado até o final do ano.