A nova Panasonic Lumix DMC-GF5 é incrivelmente semelhante à Lumix GF3. Ela tem algumas melhoras nas especificações, e um ou outro ajuste no design, mas a grande diferença é que a GF5 é muito mais amigável para iniciantes. E francamente, está é uma mudança de ritmo muito bem-vinda.

A maioria das câmeras avançadas assumem um nível de conhecimento técnico que um consumidor médio de câmeras simplesmente não tem. Em meu curto tempo com a GF5, no entanto, o que ficou mais aparente é que a Panasonic melhorou seu modo iA (automático inteligente) para dar sugestões de cena, e agora oferece um modo que ensina por que e como certos tipos de fotos ficam melhor. As novas funções, além da simplificação da interface, na verdade são uma forma eficaz de educar novos usuários sobre fotografia, em vez de jogá-los na UI sem qualquer amparo. Claro, se você for um profissional, basta não usar o modo iA.

Quanto às especificações, a GF5 agora tem uma nova combinação de processador e sensor Live MOS de 12,1 megapixels – mas a Panasonic não pôde nos dizer se eram componentes novos, ou apenas uma nova combinação. A faixa de ISO dobrou, indo para até 12.800, e o tempo de autofoco foi reduzido para 0,09 segundo. O toque para focar na touchscreen LCD de 3 polegadas e 920.000 pontos consegue focar em até dois pixels no centro do autofoco, o que significa controle maior e mais refinado em geral. Ela também tira fotos sequenciais a 4 quadros por segundo em resolução máxima. Quanto a vídeo, ela filma em Full-HD 1080p a 30fps em MP4, e em 1080i a 60fps em AVCHD, e agora tem microfone estéreo.

Fisicamente, a GF5 é quase idêntica à GF3. Ela tem uma nova pegada emborrachada no lado direito que a torna bem mais fácil de segurar e de tirar fotos com uma só mão, e ela parece um pouco mais robusta que a GF3. Fora isso, as duas câmeras parecem praticamente idênticas lado a lado. Eu não notei nenhuma grande diferença entre a GF3 nas fotos em que tirei, o que faz sentido – não estávamos em uma situação de pouca luz. As melhoras devem ficar bem claras quando o ISO 12.800 for ativado.

A GF5 custará US$600 com lente padrão 14-42mm, e também estará disponível por US$700 e U$800 com lente prime 14mm e lente pancake powerzoom 14-42mm. Ela deve chegar às lojas no início de junho.