Hoje, 513 deputados e 54 senadores tomaram posse no novo Congresso brasileiro. É muita gente para você ficar apenas falando do Tiririca, não é mesmo? O Estadão fez um belíssimo infográfico para conhecermos melhor a nova bancada que decidirá grande parte do futuro do Brasil nos próximos anos. É hora de começar a fiscalizar.

O infográfico é prático, simples e direto, mas conta com algumas informações interessantes. Os eleitos com Twitter recebem um link, e é possível analisar os deputados e senadores divididos em estados, partidos, bancadas ou profissões. E aí entra a parte maluca: há 5 pastores, 2 padres, 2 atores e… bem, um mísero analista de sistemas. Pelo menos o senador Walter Pinheiro é técnico em telecomunicações – pode ser bem útil para mudar um pouco o cenário da telefonia móvel brasileira. Há também um matemático e cinco metalúrgicos.

Com a posse de hoje, vale a pena dar uma boa fuçada, guardar nomes, seguir alguns deputados e senadores; é um bom caminho para levar nossa política mais a sério. E, novamente, a arte por trás do gráfico é realmente impressionante: clicar nas bancadas dá um efeito muito bonito e a velocidade é respeitável. Só não vale acessá-lo pelo iPad – ele foi criado em Flash. Mais uma vez, a Adobe sorri com o canto da boca. [Estadão]