_Eletrônicos

Hendo 2.0: Tony Hawk ajudou a projetar um novo hoverboard que flutua de verdade

O Hendo 2.0 foi projetado pela empresa de tecnologia Arx Pax. Seu objetivo é se aproximar de algo digno de Marty McFly.

Em outubro do ano passado, nós testamos o Hendo, um hoverboard da vida real que realmente levita do chão. Ele ganhou uma nova versão que lembra mais um skate, contando com a ajuda de Tony Hawk. A imagem acima é apenas uma ilustração – o produto final será revelado ainda este mês – mas ele parece bem empolgante.

O Hendo 2.0 foi projetado pela empresa de tecnologia Arx Pax. Seu objetivo é se aproximar de algo digno de Marty McFly. Em comparação com o Hendo original, que começou como uma campanha do Kickstarter no ano passado, este novo hoverboard é mais elegante, mais leve e mais silencioso.

Para comparar, assim era o Hendo original:

Tony Hawk ajudou principalmente a melhorar a forma como o hoverboard é comandado. Como você pode notar no GIF acima, o Hendo original deslizava pela superfície como um puck de hóquei no ar. A versão 2.0 possui uma superfície mais fina e mais estreita, que a empresa diz facilitar o uso.

Ele também ganhou eixos de metal, semelhantes ao que encontramos em skates, que são integrados aos motores do hoverboard e prometem melhorar a tração.

Como ele flutua? Com ímãs. O Hendo 2.0, assim como seu antecessor, utiliza uma tecnologia semelhante a trens maglev ultrarrápidos. A empresa chama o processo de “arquitetura de campo magnético”.

Usando eletroímãs, os motores do hoverboard geram campos magnéticos que induzem correntes elétricas em uma superfície condutora. Essas correntes criam outro campo magnético, e os campos da superfície e dos motores se repelem mutuamente, fazendo com que a prancha se levante.

Você pode ver o problema aqui: o hoverboard precisa ser colocado em uma superfície condutora especial, como uma feita de cobre. Ele não vai funcionar em algum estacionamento de asfalto. Mas com o tempo, quanto mais as pessoas comprarem o hoverboard, mais recursos serão aplicados nesta tecnologia para melhorá-la – ou assim eles esperam.

“Nós estamos procurando por early adopters e visionários para formar parcerias”, diz Greg Henderson, co-fundador e CEO da Arx Pax. “Não é uma questão de ‘se’ isso vai acontecer, e sim ‘quando'”.

Outras melhorias em relação ao original: carregamento adicional de bateria, conectividade USB e maior duração da bateria, além de um interruptor de segurança sem fio que permite ao usuário desligar o hoverboard remotamente. Saberemos mais detalhes no final de outubro.

Eis algumas fotos da produção do Hendo 2.0:

“Great Scott! Ax Pax arrasa! Tudo de bom para o futuro!”, assina Bob Gale, roteirista de De Volta para o Futuro

Imagens: Arx Pax

Sair da versão mobile