A HP revelou hoje uma série de notebooks. São oito modelos diferentes, mas um deles se destaca: o Envy TouchSmart 14 é um ultrabook que chegará à resolução 3200 x 1800. Mas como o Windows vai lidar com tantos pixels?

O Windows 8 é conhecido por não se dar muito bem com altas resoluções no modo desktop: há escalonamento embutido, mas os ícones ficam pixelizados, e o texto pode ficar borrado. (Na interface Metro, tudo funciona bem melhor.) Além disso, o aumento máximo é de 150%, pouco para uma tela de 14″ com quase seis milhões de pixels.

A solução pode estar no Windows 8.1 “Blue”: segundo Paul Thurrott, uma versão que vazou no início do mês revela um novo modo de escalonamento em 200%.

Isso é bom por dois motivos. Primeiro, ele é mais adequado para uma tela de altíssima resolução. Além disso, duplicando o tamanho de imagens e texto, elas ficam mais nítidas do que usando um fator fracionário (1,25x ou 1,5x) para tanto. É o que a Apple faz no MacBook Pro Retina.

E parece que a HP está mirando nesse laptop com a nova tela, provavelmente fabricada pela Samsung. Mas e as outras especificações? Elas ainda não foram reveladas. Como se trata de um ultrabook, o Envy TouchSmart 14 terá chip Intel; e a empresa deve revelar sua quarta geração de processadores só no mês que vem, durante a Computex em Taiwan.

O preço também é uma incógnita: o modelo básico deste laptop, com tela 1366×768, custará US$ 699; mas não foi mencionado o valor para a tela de altíssima resolução.

hp-envy-touchsmart-15---left

A HP também anunciou outros sete laptops hoje, todos com design mais unificado (e mais semelhante aos MacBooks):

  • Envy TouchSmart 15 (acima): com opções de processador AMD ou Intel, ele possui tela Full-HD de 15,6″, quatro alto-falantes e subwoofer, além de leitor de impressões digitais.
  • Envy 15 e 17: com tela Full-HD, eles terão processador Intel Haswell e chip gráfico da Nvidia. Eles também contam com quatro alto-falantes e subwoofer, além do leitor de impressões digitais.
  • Pavilion 11 TouchSmart: sua tela de 11″ e resolução 1366×768 é sensível ao toque, usando tecnologia capacitiva de dez dedos; com processador AMD, ele custará só US$399.
  • Pavilion 14, 15 e 17: linha básica da HP, com opções de processador AMD ou Intel, resolução 1366 x 768 e touchscreen no modelo de 15″.

Todos estarão à venda a partir de junho nos EUA; o TouchSmart com tela 3200×1800, por sua vez, chega no terceiro trimestre. [The Verge; Engadget via SlashGear]