Em seu blog oficial, a HTC diz que pretende oferecer uma nova “experiência de som e câmera” quando lançar seu novo carro-chefe – ainda não anunciado – ainda este mês. E rumores sugerem que está chegando uma câmera de três sensores.

No blog, a HTC cita um artigo do Gizmodo US para dizer que megapixels não importam – de fato, o mais importante é o sensor e a lente. A HTC diz isso quando faz referência ao PureView da Nokia, mas infelizmente a fabricante taiwanesa não diz o que vai oferecer além de megapixels.

No entanto, o Pocket Lint cita “fontes familiares com o assunto” que afirmam que a câmera do novo smartphone da HTC vai usar três camadas de sensores com 4,3 megapixels para produzir uma única imagem. A novidade deve estar presente no aparelho de codinome M7, exibido pelo próprio CEO da HTC durante um evento da empresa. Peter Chou diz em vídeo que “este evento é uma ótima oportunidade para testar a câmera”.

Este sensor parece uma ideia estranha, mas na verdade não seria algo totalmente novo: a Sigma já usa um design de três peças em seu sensor Foveon X3, que detecta luz vermelha, verde e azul em três camadas diferentes. Não significa que o sensor usado pela HTC faça o mesmo, é claro: ele poderia apenas agir como um sensor comum, mas com sobre-amostragem – semelhante ao que o Nokia PureView faz – para obter uma imagem mais nítida.

Ou, claro, o rumor pode estar incorreto e a nova experiência de câmera prometida pela HTC pode ser algo completamente diferente. Só sabemos com certeza uma coisa: vamos descobrir tudo no anúncio oficial da HTC, marcado para 19 de fevereiro. [HTC e Pocket Lint]