_Lua

Nós erramos a idade da Lua por muito tempo

A amiga mais próxima da Terra, a Lua, sempre foi um objeto que causou fascínio nos humanos. Faz sentido, considerando que estamos apenas a um pulo de lá, são apenas 384.403 quilômetros de distância. Dito isso, quando se trata de entender os detalhes básicos da Lua, nós meio que não sabemos do que estamos falando. […]

A amiga mais próxima da Terra, a Lua, sempre foi um objeto que causou fascínio nos humanos. Faz sentido, considerando que estamos apenas a um pulo de lá, são apenas 384.403 quilômetros de distância.

Dito isso, quando se trata de entender os detalhes básicos da Lua, nós meio que não sabemos do que estamos falando.

• Esta foto sensacional da Terra e da Lua foi capturada em Marte
• Missão de equipe alemã irá provar que o homem realmente foi até a Lua

De acordo com uma pesquisa de um time de cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), a Lua é muito mais velha do que estimávamos – até 140 milhões de anos mais velha, para ser exata.

Depois de analisar o decaimento do urânio em minerais chamados zircônios, que foram encontrados nas rochas da Lua trazidas pela missão Apollo 14 em 1971, os pesquisadores concluíram que o satélite natural provavelmente se formou cerca de 60 milhões de anos depois que o nosso Sistema Solar surgiu. Esse fato, junto com as outras descobertas da equipe, foram publicados na revista Science Advances.

Os cientistas concluíram que a Lua tem pelo menos 4,51 bilhões de anos.

“Nós finalmente determinamos uma idade mínima para a Lua; já era hora de sabermos sua idade e agora sabemos”, disse Mélanie Barboni, líder do estudo e pesquisadora de geoquímica no Departamento de Ciência da Terra, Planetária e do Espaço na UCLA, em um comunicado para a imprensa.

Usar técnicas de datação de rochas para estimar a idade da Lua não é algo novo, mas no passado, os cientistas podem ter usado amostras afetadas por terem sofrido múltiplos impactos. Isso explicaria o grande leque de opiniões sobre a real idade do nosso satélite natural.

Mas nesse estudo, Barboni foi muito específica sobre a pureza dos grãos de zircônio estudados pela equipe – mesmo que isso significasse analisar rochas que estavam guardadas por 50 anos.

Conhecer a verdadeira idade da Lua vai além do nosso desejo natural de querer desvendar mistérios interessantes do espaço: essa informação também pode nos contar como a Lua e a Terra se formaram. A equipe da UCLA concluiu que a crosta do satélite provavelmente está cheio de zircônio, depois que um grande objeto colidiu com a Terra há bilhões de anos e criou uma lua liquefeita, que depois se solidificou e ficou da maneira como a conhecemos.

Tudo isso pra dizer que a Lua é muito velha, e nós estávamos muito errados.

[Science Advances]

Imagem: NASA.

Sair da versão mobile