Todos ficamos mais céticos depois que os inúmeros rumores do tal “iPhone 5″ não se materializaram. Só que, enfim, este pode ser mesmo o próximo iPhone: o iLounge publica rumores geralmente confiáveis, e a Wired tem uma lista de motivos para acreditarmos neste aqui. Vamos dar uma olhada.

Sim, a tela cresceu, e agora tem 4 polegadas. Mas outra coisa mudou: a proporção da tela. A largura do aparelho permanece a mesma, porém ele fica mais alto, ganhando pixels acima e abaixo. Com uma resolução de 1152×640 pixels, a tela continuaria sendo uma Retina Display.

E como os apps se ajustariam a isso? Nos fóruns do The Verge, vemos que isto seria simples: a tela inicial ganharia mais uma fileira de ícones, e os apps apenas teriam mais espaço útil. No caso de jogos, a Apple faria os desenvolvedores atualizarem antes do novo iPhone sair. E agora teríamos espaço para vídeo sem barras pretas acima e abaixo.

Segundo a Wired, o próximo iPhone precisa ficar maior principalmente para incluir 4G e uma bateria maior: “com o lançamento do novo iPad Wi-Fi + 4G, a Apple deixou abundantemente claro que está finalmente pronta para adotar o LTE. E a forma como a empresa vai adotá-lo é deixando a tela do iPhone mais longa, porém não mais larga”.

E o iPhone mais longo não parece ser apenas uma possibilidade. John Gruber, conhecido por trabalhar próximo à Apple, disse que a ideia de esticar o iPhone “não era um mero chute ou especulação“.

Como você pode ver no mockup da iLounge, acima, o possível design será semelhante aos iMacs: alumínio prateado rodeado por vidro preto. O design é ótimo em um desktop, e não duvidamos que a Apple recrie este visual Star Trek chic em algo bem menor. Menos vidro faz bastante sentido também na prática – torna o novo iPhone menos vulnerável a estilhaçar. E se a HTC consegue fazer aparelhos com corpo de alumínio sem ter problemas de sinal, a Apple também consegue (ela aprendeu a lição do jeito difícil).

Os outros rumores da iLounge incluem:

- 7,4mm de espessura, 20% menor;

- Uso de Gorilla Glass 2;

- E um novo conector menor na parte inferior (bem que poderia ser Thunderbolt, hein).

De novo: o iLounge tende a divulgar os rumores mais confiáveis sobre a Apple, e o mais importante – nada do que vemos aqui é absurdamente diferente. Como diz a Wired, este pode não ser precisamente o modelo final, mas parece estar na direção certa. [iLounge via Wired]