Este modelo simples, porém traiçoeiro, foi nomeado a Ilusão do Ano pelo Instituto Meiji de para Estudos Avançados das Ciências Matemáticas, no Japão. Assista ao vídeo e permita-se experimentar a emoção de exclamar PQP antes de descobrir a "mágica" aos 25 segundos.

E quando você terminar, pode construir o seu próprio, já que o inventor foi gente boa o suficiente para compartilhar os planos no seu site… junto com a história de como ele descobriu a ilusão:

Este tipo de ilusão de óptica, que eu batizei de "Movimento Impossível", foi descoberta no meu projeto de engenharia sobre interpretação de desenhos com linhas por máquinas. Para verificar o comportamento do meu software, eu o alimentei com as chamadas "imagens de objetos impossíveis", esperando que o software as julgasse impossíveis. No entanto, o meu software algumas vezes interpretou as imagens como objetos sólidos possíveis, a partir daí eu descobri que algumas "imagens de objetos impossíveis" não são realmente impossíveis; elas podem ser construídas usando ângulos específicos, pelos quais elas pareçam retangulares ao serem observadas.

Espera aí… a ilusão foi feita pelo computador ou pela pessoa? E quem levou o crédito, o troféu e o cheque grandão? Exijo recontagem! [Impossible Motions and Illusion of the Year Contest viaDiscover via Neatorama]