_Espaço

Estas imagens super próximas dos anéis de Saturno são incríveis

A Cassini da NASA está chegando ao fim da sua missão, mas a valente sonda está encerrando de forma grandiosa. Ela enviou novas imagens dos anéis do planeta.

A Cassini da NASA está chegando ao fim da sua missão, mas a valente sonda está encerrando de forma grandiosa. Atualmente ela está orbitando Saturno e acaba de enviar algumas imagens deslumbrantes de diversos anéis do gigante de gás.

• A ‘Estrela da Morte’ de Saturno está incrível nesta foto tirada pela sonda Cassini
• Cientistas descobriram a formação de uma nova lua na borda dos anéis de Saturno

De acordo com a NASA, as novas imagens são algumas das “mais próximas já tiradas nas partes exteriores dos anéis principais”. A Cassini já tirou muitas fotos dos anéis, mas nenhuma delas tinha esse nível de detalhes.

As fotografias mostram visualizações das “hélices“, ou estruturas que se parecem com lacunas nos anéis causados por uma das 62 luas de Saturno. Algumas “palhetas” estão bem visíveis nessas fotografias.

“Essas visualizações próximas representam a abertura de uma janela inteiramente nova nos anéis de Saturno, e nos próximos meses esperamos dados ainda mais animadores enquanto preparamos nossas câmeras para observar outras partes dos anéis que estão ainda mais perto do planeta” disse Matthew Tiscareno, cientista da Cassini e especialista em Saturno no Instituto SETI, em um comunicado de imprensa.

Então nós podemos esperar imagens mais bacanas nos anéis de Saturno nos próximos meses. Mas infelizmente para a Cassini, sua missão de 20 anos irá terminar em abril, quando ela fará um mergulho na atmosfera de Saturno.

[NASA]
Imagens: NASA.

Sair da versão mobile