A fibra de carbono é um material ótimo, por ser resistente e leve ao mesmo tempo; mas criar objetos com ele é caro e complexo. Por isso, a Mark Forged desenvolveu esta nova impressora 3D, que fabrica objetos usando fibra de carbono.

A Mark One pode imprimir em fibra de carbono, fibra de vidro, nylon e plástico PLA. Ela foi revelada na feira SolidWorks World 2014, nos EUA, e tem um visual realmente elegante, simples e atemporal. A impressora tem apenas 57,5 cm de largura, 36 de altura e 32 de profundidade.

Os objetos de fibra de carbono feitos pela impressora são 20 vezes mais duros e cinco vezes mais resistentes que o plástico ABS, material comumente usado na impressão 3D. Eles também têm uma relação resistência-peso mais alta que alumínio usinado.

A Mark One foi inicialmente feita para criar protótipos de aerofólios – presentes em carro de corrida – mais rapidamente. Porém ela pode ser útil em muitos outros casos, de próteses médicas a drones amadores.

Felizmente, a impressora não será limitada a uso comercial quando chegar ao mercado. A Mark One custará US$ 5.000, estará disponível em pré-venda a partir de fevereiro, e será enviada no segundo semestre. O preço do filamento de fibra de carbono ainda não foi revelado. Saiba mais aqui: [Mark Forged via Popular Mechanics]

carbon fiber 3d printer 2