Provavelmente ao ler o título você pensou logo em uma impressora super cara ou em papéis especiais que vêm com sementes na fibra, mas não é nada disso. O Print a forest é algo que você pode fazer com a sua impressora velha e papéis comuns.

O processo é bem simples: Entre o site do print a forest, baixe e instale o programa. A partir daí, toda vez que você for imprimir algo, poderá selecionar o programa como impressora, ele ira gerar uma pré-visualização da sua impressão com um uma propaganda na parte inferior – que serve basicamente para custear as árvores que serão plantadas – e você poderá selecionar a impressora de sua preferência para imprimir de verdade.

O programa requer apenas conexão com a internet, adiciona mais um passo no processo de impressão e uma propaganda ao final de cada página impressa, mas isso não parece um esforço tão grande perto do que terá em troca: a cada 100 páginas que você imprimir, uma árvore será plantada.

Segundo uma estimativa do próprio site, para cada árvore ou o equivalente  a ela em papéis que é gasta nas impressões (usando o programa), 75 novas são plantadas. Claro, o ideal é evitar desperdiçar papel, mas se não tiver jeito mesmo, é bom aproveitar para plantar umas árvores para compensar as que você irá gastar. Falando nisso, por onde anda aquele garoto que queria imprimir a internet? [ Print a Forest via OhGizmo!]