Este ótimo infográfico mostra a velocidade média da internet banda larga nos países da OCDE, e quanto custa 1Mbps em cada um desses lugares, de acordo com o ITIF Broadband Rankings. O Brasil não está no infográfico, mas pelos números que temos, estamos muito mal.

Clique na imagem acima para vê-la maior

O primeirão do ranking é, claro, o Japão: a velocidade média da banda larga é de 60Mbps, e eles pagam 27 centavos de dólar por cada 1Mbps, em média. Nos EUA, a média de velocidade é de 4,8Mbps e a média de preço, de 3,33 dólares.

Uma pesquisa semelhante que engloba o Brasil é o Barômetro Cisco de Banda Larga. Segundo a última edição da pesquisa, referente ao primeiro semestre de 2009, no Brasil ainda predominam as velocidades entre 256Kbps e 1Mbps (cerca de metade das conexões). Como a maior parte dos acessos no Brasil são residenciais (89%), a velocidade média deve estar mesmo no intervalo 256kbps a 1Mbps. Mas a faixa de velocidade que apresentou maior crescimento foi a de "acima de 2Mbps", que representa 16% das conexões — estamos melhorando.

E o preço? Não conhecemos nenhuma pesquisa como a da ITIF, mas podemos fazer uma "conta de padaria": considerando só os valores para São Paulo (estado com maior número de acessos à Internet) para alguns provedores com diferentes tecnologias (ADSL, cabo e 3G), chegamos a um valor médio de R$74,70 por cada 1Mbps, para clientes residenciais.

Claro, este valor é só pra dar uma ideia do custo da internet no Brasil, e de como o custo varia por tecnologia — mas sabemos, com ou sem pesquisa, que estamos bem longe dos outros países (principalmente devido aos impostos) quando se trata do custo de acesso à internet. [Zach KleinBarômetro Cisco via Baguete]