A espera dos usuários de Android pelo aplicativo de câmera+rede social Instagram acabou: hoje, a empresa liberou o download de sua pérola — que já conta com mais de 25 milhões de usuários apenas no iOS — no Google Play. Você pode baixá-lo agora, gratuitamente, clicando neste link.

Depois de um bom tempo de expectativa e algumas informações rasas para os usuários, finalmente o aplicativo de fotos mais popular do iOS chega ao Android. Nós já sabíamos que ele estava chegando: além do aviso da empresa de que ele realmente já estava quase pronto, uma página exclusiva para usuário de Androids já estava no ar faz algumas semanas.

Segundo o pessoal do próprio Instagram em seu blog:

Nós trabalhamos incansavelmente para fazer este aplicativo para Android ser uma experiência móvel de primeira classe no compartilhamento de fotos. Nós fomos meticulosos na hora de traduzir a experiência do Instagram para a plataforma Android. O app para Android oferece uma experiência muito familiar se comparada ao do iOS. Você encontrará exatamente os mesmos filtros e a mesma comunidade de usuários de nossa versão para iOS.

O aplicativo é compatível com aparelhos rodando versões do Android da 2.2 para frente e requer OpenGL ES 2. Em nosso primeiro contato, ele parece ter todas as habilidades da versão para iOS (incluindo compartilhamento com Facebook, Twitter, Tumblr e Foursquare), além de todos os filtros. Testaremos o aplicativo nas próximas horas e contaremos os detalhes do que a versão robótica do Instagram traz de diferente. Enquanto isso, visite a lojinha do Google e conte para nós suas primeiras impressões do app.

Atualização: Primeiras impressões

Trata-se de um app bem bonito. Tão bonito quanto sua versão para iOS. O layout tira vantagem de toda a tela extra que os smartphones com Android têm. Tudo se encaixa perfeitamente, o que nem sempre acontece com apps que estão em mais de uma plataforma. Claramente eles não estavam brincando quando disseram que fariam este app devagar, mas do jeito certo.

A câmera reage com velocidade e usa muito bem a velocidade de foco e de clique do Galaxy Nexus. Você também pode usar a câmera frontal do aparelho se quiser. Ele também traz todos os sistemas de compartilhamento que você esperava, permitindo que você post instantaneamente suas fotos no Facebook, Twitter, Foursquare e Tumblr. Uma vez publicada, você pode compartilhar a foto com outras redes sociais e aplicativos (Google+, email, Dropbox e por aí vai).

Há 18 opções de filtros para escolher, e você pode adicionar molduras, simular HDR, mas há um pequeno detalhe de fora: aquele pequeno menu em forma de gota, que destaca algum ponto da imagem, criando um efeito de tilt-shift. O Android ainda não tem isso, mas esperamos que isso chegue com uma atualização. Aparentemente ele também não funciona em alguns aparelhos com Android, e possivelmente não roda em nenhum tablet com Android. Traremos mais notícias em breve. [Google Play]