A Intel sabe que o futuro é móvel e, por isso, está empenhada em emplacar seus processadores para smartphones — batizados com o infeliz nome comercial Atom. Ano passado o SoC Medfield da Intel fez sua estreia no elogiado Razr i, no começo de janeiro foram apresentados dois novos modelos e no final de fevereiro, durante a MWC, a Intel promete mostrar mais smartphones mostrando do que essa nova safra de chips é capaz.

Durante a CES, a Intel mostrou dois novos chips para dispositivos móveis: o Atom Z2420 (codinome Lexington), modelo de entrada destinado a países emergentes, e o Atom Z2580 (codinome Clover Trail+), este um poderoso SoC dual core com hyper threading, conectividade LTE e gráficos mais parrudos, cortesia do chip gráfico PowerVR SGX 544 MP2.

Até o momento não tínhamos visto nada muito concreto do Clover Trail+, apenas uma versão inacabada do K900, da Lenovo, na própria CES — o grandão da foto ali em cima. Mas essa situação mudará na Mobile World Congress, evento que rola entre os dias 25 e 28 de fevereiro em Barcelona, Espanha. A Intel disse, por meio de um comunicado à imprensa, que terá um local onde mostrará os últimos smartphones e tecnologias móveis, incluindo aparelhos com esse Atom mais poderoso rodando Android. Segundo a Intel, o desempenho do Atom Z2580 dobrou em relação ao Medfield. Mas será suficiente para brigar de igual com os novos Tegra 4 e Snapdragon 800?

Nós estaremos in loco na MWC e, claro, daremos uma conferida nesses smartphones. [Intel via The Next Web, The Verge]