Muitas vezes reclamamos – e com razão – que nossas conexões de banda larga não funcionam como deveriam. Mas, de acordo com uma pesquisa feita pelo Netflix, o Brasil está muito melhor que nossos vizinhos – somos, junto com o Chile, o país com melhor banda larga na América Latina.

Claro, é um estudo um tanto restrito – ele inclui apenas usuários do serviço de videos sob demanda. Mas, em janeiro, entre todos os usuários latino-americanos do Netflix, os brasileiros estavam entre os que contavam com a melhor conexão de banda larga.

O bom resultado brasileiro foi obtido principalmente por causa do desempenho da GVT – junto com a GTD, do Chile, ela é a líder do ranking das velocidades medidas em janeiro. Segundo o Netflix, provedores menores tendem a ter qualidade melhor. Como a empresa explica:

– Os provedores maiores, geralmente empresas estatais privatizadas, têm menor desempenho no índice de velocidade de seu país devido ao seu maior alcance geográfico e também porque suas redes incluem vários tipos de tecnologia.
– Provedores menores e unidades adquiridas por grupos internacionais durante a privatização das antigas estatais tendem a ter infraestrutura mais nova e atuar em áreas urbanas, dois fatores que ajudam no desempenho e na melhor pontuação no índice Netflix.

A tabela completa com as melhores operadoras brasileiras pode ser vista abaixo:

netflix

A GTD, operadora chilena segunda colocada no ranking de janeiro, atingiu velocidade média de 2,82 Mbps – abaixo da GTV e pouco acima da Live Tim. Você pode conferir resultados do mundo inteiro – ou, ao menos, o mundo inteiro do Netflix – no site a seguir: [Netflix ISP Speed]