No MetaFilter, a usuária JannaK trouxe um quebra-cabeça que inquietava sua família há quase 20 anos. A avó dela faleceu de câncer em 1996 e, em seus últimos dias, ela rabiscou uma sequência aparentemente sem sentido de caracteres em pedaços de papel. Ninguém sabia o que aquilo significava. Só que a comunidade do MetaFilter resolveu o quebra-cabeça em 14 minutos.

De acordo com o post, a avó de JannaK deixou pelo menos 20 desses cartões, mas nem ela nem seus primos conseguiam entender o que parecia ser um código. O pai dela descobriu um dos cartões recentemente, e por isso JannaK os colocou no MetaFilter.

E o que essa sequência de caracteres significa? Eram as últimas orações de uma mulher à beira da morte.

A parte de trás do cartão era a mais fácil de decifrar, revelando o que se escondia por trás dele. Como harperpitt observou, isso é quase certamente o pai-nosso: “Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome…”

grandma code (2)

Cada letra é a inicial das palavras. Repare nas iniciais da versão em inglês: “Our Father Who Art In Heaven, Hallowed Be Thy Name…” No cartão, está realmente escrito OFWAIHHBTN…

Tendo reconhecido o padrão, membros da comunidade começaram a decifrar a frente do cartão. Parece ser uma série de agradecimentos e pedidos a Deus, coisas como “Por favor, que todos estejamos felizes e seguros em nossas vidas e trabalho”, e “obrigada Deus Todo-Poderoso por ouvir minhas orações e respondê-las” – são frases mais comuns em inglês que em português.

Já são mais de 100 mensagens com usuários que toparam o desafio de decifrar o cartão inteiro, mas o trabalho está longe de terminar. Confira o tópico original para ver os possíveis significados.

É bem provável que a análise do código no verso esteja correta, mas nunca saberemos ao certo se todos os outros palpites estão certos. Ainda assim, esta é uma história comovente, e mostra mais uma vez que a internet é capaz de coisas sensacionais. [MetaFilter]