Talvez você seja um dos rebeldes que não atualizou seu PC para o Windows 8. Mas tudo bem: a Microsoft levará uma parte do sistema para seu Windows 7: uma versão atualizada e mais rápida do Internet Explorer.

O IE 11, navegador padrão do Windows 8.1, ganhou uma versão para Windows 7. A interface desktop não mudou em relação ao IE10, mas por dentro… quanta diferença.

A Microsoft diz que o novo motor JavaScript o deixa 29% mais rápido que o Chrome no benchmark SunSpider. (O teste foi criado pela equipe do WebKit, engine de renderização usada no Chrome e Opera.)

O IE 11 agora tem maior suporte a WebGL, renderizando 2D e 3D usando sua placa de vídeo ou chip gráfico – isso é mais rápido e economiza bateria.

Ele também possui suporte completo a vídeo HTML5 sem plugins, com suporte a legendas, streaming que se adapta à velocidade da conexão, e DRM embutido. Com isso, já é possível assistir Netflix no Internet Explorer sem usar o plugin Silverlight. Também há mais suporte a padrões da web em geral.

Claro, o Internet Explorer ainda não tem a quantidade enorme de extensões que vemos no Chrome ou Firefox; é um dos motivos que dificulta mudar de navegador. Mesmo assim, ele é o browser mais usado do mundo (ou o segundo mais usado, dependendo de onde você olhe).

Usuários do Windows 7 receberão automaticamente a atualização nas próximas semanas, através do Windows Update; se você quiser, pode baixá-lo aqui. O Internet Explorer 11 não é compatível com versões anteriores do Windows, incluindo Vista e XP. [IEBlog via TechCrunch]