Até agora, a Apple tinha regras muito restritas para os apps que rodam no iOS. Eles ficam em sandboxes e não podiam se comunicar uns com os outros; não havia como instalar teclados melhores que o padrão; e era impossível adicionar widgets de apps à interface. Com o iOS 8, isso tudo mudou.

No iOS 8, a Apple deu suporte a widgets repleto de funções na tela Notificações (as telas iniciais continuam restritas a ícones). Isso também faz parte da maior extensibilidade geral do iOS, com apps moldados para o Centro de Notificações. Por exemplo, se você tiver o app do eBay, você poderá lançar suas propostas sem mesmo abrir o app.

A Apple também anunciou que o iOS 8 terá suporte a teclados de terceiros. Ou seja, você poderá instalar o Swype e outras alternativas, ou aproveitar o novo e melhorado teclado QuickType.

Leia mais: SwiftKey chega ao iOS dentro de um app para fazer anotações

ios 8 extensibility oficial 2

Além disso, os apps serão capazes de oferecer serviços a outros apps. Eles ainda continuam vivendo em sandboxes, mas podem interagir entre si: por exemplo, o Pinterest poderá ser uma opção para compartilhar conteúdo de outro app no iOS; ou você poderá usar filtros da VSCO Cam direto no app Fotos.

Por enquanto, a Apple está sendo um pouco vaga sobre os detalhes da “extensibilidade”, mas é uma bela mudança dramática na postura de antes.

Com tudo isso, o iOS se aproxima cada vez mais do Android em personalização. São mudanças muito bem-vindas, junto às outras novidades do iOS 8.

Atualizado às 17h02