Essa tabela mostra as diferenças e semelhanças dos possíveis concorrentes do iPhone lá fora: os Androids, claro. Evo 4G, HTC Incredible e Nexus One devem fazer a linha de frente da batalha. Por aqui, a disputa deve ser outra.

Em comparação com os últimos três grandes Androids, o iPhone não vacila em quase nenhum quesito, ficando atrás apenas em tamanho de tela, ausência de rádio FM e Flash. Sua tela, seu espaço interno e a capacidade de filmar em 720p mostram que por dentro o iPhone deixou de ser apenas “mediano”. O processador A4 também deve fazer diferença. Ninguém sabe ao certo seu clock, mas pela velocidade do iPad, chutamos que ele fica na casa do 1 GHz, no mínimo.

Porém, como vocês bem sabem, a HTC não tem olhado muito para o Brasil e seus últimos aparelhos não tem previsão alguma de chegada, se é que um dia chegarão. Enquanto o Desire saia nos EUA, recebemos pouco antes o Magic. lançado lá fora em fevereiro do ano passado. Ou seja, não colocamos a mão no fogo em momento algum para dizer se o Incredible, e principalmente o Evo, que usa tecnologia 4G, chegarão ao Brasil. 

O campo de batalha no Brasil

A disputa do iPhone por aqui deverá ser com outros dois aparelhos: o Nokia N8 e o Motorola Milestone XT720. O primeiro, anunciado há poucos meses, deve chegar ao mercado em agosto, perto da época de lançamento do novo iPhone por aqui. O Engadget fez outra comparação mais abrangente, incluindo o modelo da Nokia e ainda o Pre Plus e o HTC HD2 – ambos também não devem chegar por aqui, pelo menos por enquanto. 

Pelas especificações, iPhone 4 e N8 disputarão clientes por aqui. A câmera do N8 tem 12 MP e também tem filma em 720p, além de ter 16 GB de espaço interno e também ter videochamada – é, o Symbian tem isso faz tempo. Falando no diabo, ele virá na versão ˆ3, que não deve empolgar tanta gente assim, mas já é uma melhoria e esperamos que o processador de 680 MHz aguente o tranco. O aparelho promete ser a virada de jogo da Nokia, que anda decepcionando muita gente no aspecto de inovação.

Outro aparelho que tem chances reais de chegar por aqui é o Motorola Milestone XT720, ou simplesmente o Milestone 2, anunciado ontem na Europa. Ao contrário da HTC, a Motorola enxerga com ótimos olhos o mercado de Androids no Brasil e tem trazido todos os modelos vendidos lá fora com pouco atraso. Suas especificações também não deixam a desejar, com Android 2.1, câmera de 8 MP filmando em 720p, processador de 720 MHz, tela de 3,7 polegadas e 8 GB de espaço interno, algum incomum nos Androids.

Claro que, no fim das contas, as especificações são importantes, mas o que importa mesmo é saber por quantos reais esses aparelhos chegarão por aqui. Nesse quesito, a Nokia e a Motorola podem ter certa vantagem. A primeira porque o pessoal do Zumo teve acesso ao preço do N8 e disse que é bem agressivo. O segundo por ter fabricação local, em Jaguariúna, detalhe decisivo no valor do aparelho. Já o iPhone… Bem, basta ver o preço do 3GS para saber que ele dificilmente chegará com valores de encher os olhos de emoção. E pensar que lá fora ele foi anunciado por 199 dólares…