Um site holandês noticia que o próximo iPod touch terá opção com 3G, assim como o iPad. Eu ainda estou cético em relação ao rumor, mas admito que compraria um modelo assim no primeiro impulso. Porque, basicamente, ele seria o assassino de meu plano de voz tradicional.

Eu uso meu iPod touch como aparelho de comunicação o tempo todo. Apesar de ele não ser tão efetivo como telefone por causa do posicionamento do alto-falante (o que não me impede de usá-lo de vez em quando, graças ao Skype e ao Google Voice), ele é um ótimo aparelho para mensagens de texto, SMS, MMS, WhatsApp e outros. Mas, claro, eu fico limitado ao mundo do Wi-Fi. Acabo usando-o assim principalmente na minha casa.

Mas, adicione o 3G à receita e o aparelho vira algo útil em qualquer lugar. De repente, ele vira um celular, sem o caro plano de voz.

Eu não tenho mais telefone fixo, então meu smartphone é meu aparelho de comunicação principal. Mas nos últimos anos eu tenho usado cada vez menos minutos do meu plano. Grande parte da diminuição vem por conta do número de ligações via VoIP que eu faço, seja no celular ou no desktop. Eu até uso meu iPad para fazer ligações em certas ocasiões (e com muita frequência para mandar SMS). É algo estranho de se fazer e até parece meio ridículo, mas funciona direitinho e me salvou mais de uma vez.

Apesar disso, eu continuo pagando cerca de US$100 mensais para a AT&T por um plano de voz e de dados de meu smartphone. Enquanto isso, eu pago cerca de US$30 pelo plano de dados mensal de meu iPad. Se eu pudesse fazer um plano semelhante em meu iPod, e portar meu número existente para o Google Voice, eu deixaria de gastar muito dinheiro se pensarmos em um ano de plano. Argumento mais do que necessário para comprar um novo iPod touch.

Se a Apple reposicionar os alto-falantes do iPod touch para alinhá-los ao meu ouvido e adicionar suporte ao 3G que me dê possibilidade de planos de diversas operadoras, eu mandarei aquele abraço definitivo ao meu smartphone e seu plano oneroso. Seria um belo soco no estômago das operadoras, mas seria um momento histórico para os consumidores. E poderia fazer o iPod touch tão revolucionário quanto o primeiro iPhone.

Então, por enquanto, mesmo que eu esteja cético, eu estou cheio de esperanças. Me vê duas porções de iPod touch 3G, por favor. [AppleSpot via 9to5mac]