Demorou, mas chegou: após o lançamento do iOS 6.1 na semana passada, finalmente há um jailbreak que funciona no iPhone 5, e se estende a praticamente todos os outros iDevices também.

Segundo o pod2g, em dado momento mais de 270.000 pessoas estavam acessando ao mesmo tempo o evasi0n.com, que oferece a ferramenta de jailbreak para Windows, OS X ou Linux.

Lançado pelo Evad3rs, o jailbreak untethered – que não precisa ser refeito após desligar o aparelho – é o primeiro a funcionar mesmo em dispositivos com chip A6, como o iPhone 5 e o iPad 4.

Com o jailbreak, você tem acesso à Cydia Store, que oferece diversos apps para personalizar seu iDevice: acrescentar acesso rápido a configurações, mudar a interface, e usar gestos para controlar seu dispositivo, por exemplo. A App Store continua funcionando, é claro, assim como os seus apps; e seus arquivos e apps continuam no dispositivo.

Estes são os dispositivos com iOS 6.x que podem receber jailbreak através desta ferramenta:

iPhone 3GS
iPhone 4
iPhone 4S
iPhone 5
iPad 2
iPad 3
iPad 4
iPad mini
iPod touch de 4ª geração
iPod touch de 5ª geração

Antes de aplicar o jailbreak no seu dispositivo, faça backup de tudo usando o iTunes ou o iCloud, e desative o código de bloqueio no dispositivo (se ele estiver ativado). Depois, o processo é terrivelmente simples:

  • abra o Evasi0n;
  • conecte seu dispositivo ao computador;
  • clique no botão Jailbreak;
  • deixe o Evasi0n fazer seu trabalho;
  • abra o app temporário de jailbreak que o Evasi0n instalou;
  • espere um pouco, e pronto!

Se você encontrar algum erro durante o processo, basta fechar e abrir o evasi0n, reiniciar o dispositivo (segurando Power + Home se necessário) e repetir o processo.

Também é fácil desfazer o jailbreak: conecte seu dispositivo ao computador, vá até o iTunes, selecione seu iDevice na parte esquerda, e faça backup. Depois, clique em Restaurar e o jailbreak é desfeito. (Você também pode usar o backup feito antes do jailbreak, mas assim você perde os apps e arquivos instalados depois do backup.)

Usuários relatam que há um pequeno bug nesse jailbreak: o aplicativo Tempo para de funcionar. Uma correção será enviada via Cydia nos próximos dias; mas se você precisa do app agora, pode seguir estas instruções para usuários avançados.

Você fez o jailbreak? Tem alguma dica adicional para quem quer fazer? Compartilhe nos comentários. [evasi0n via Gizmodo US, Lifehacker e TechCrunch]