O primeiro smartphone da Jolla, empresa formada por antigos funcionários da Nokia e que desenvolveram um sistema sucessor para o MeeGo, começará a ser vendido na Finlândia no dia 27 de novembro.

A Jolla criou o Sailfish OS, plataforma baseada no Mer, um sistema de código aberto que foi usado como parte do MeeGo. Nós já vimos ele em ação – sua interface é toda baseada em gestos e ele também roda apps de Android.

O smartphone da Jolla é aquele revelado em maio – um dispositivo intermediário com processador dual-core, tela de 4,5 polegadas com resolução 960×540, câmera de 8 megapixels, 16 GB de armazenamento interno, entrada de cartão microSD e conexão LTE.

Na Finlândia, ele custará €399 e será vendido pela operadora DNA em uma loja em Helsinque (com estoque inicial de 450 aparelhos). Em dezembro, outras lojas da operadora espalhadas pela Finlândia venderão o aparelho.

Ainda não há previsão de lançamento do Jolla fora da Finlândia – ele deve ser distribuído também pela Europa, e o Sailfish OS pode chegar também à China. [TechCrunch]