Em julho, o suposto proprietário do Kickass Torrents foi preso na Ucrânia com uma série de acusações. Os EUA pediram sua extradição e uma corte federal de Chicago ordenou a apreensão dos domínios. Pouco depois do site ter sido derrubado, diversos membros da comunidade se juntaram para reerguer um dos sites de torrent mais populares do mundo.

• Kickass Torrents, um dos sites de torrent mais populares do mundo, está fora do ar
• Autoridades tiraram do ar o What.CD, a melhor comunidade de torrents de música

Nesta sexta-feira (16), o Kickass Torrents voltou em um novo domínio: Katcr.co. Segundo a equipe que trabalhou para ressuscitar o KAT, os administradores do site original trabalhavam separadamente dos responsáveis pela parte técnica e financeira, então eles não tinham acesso ao código fonte e o banco de dados e por isso o processo de reconstrução demorou todo esse tempo.

Além disso, eles contam que houve uma preocupação especial em manter elementos de segurança para os membros. “Embora a reconstrução tenha demorado mais tempo, a segurança da nossa comunidade vem em primeiro lugar”, comentou a equipe ao TorrentFreak. Eles afirmam ainda que uploaders mais renomados também estão de volta na nova versão do site.

O relançamento do Kickass Torrent pode gerar mais problemas judiciais, mas os responsáveis dizem que estão despreocupados, já que o site possui um sistema de proteção à direitos autorais e eles não armazenam nenhum material com copyright em seus servidores.

“O KAT é uma comunidade e uma ferramenta de pesquisa de torrents. […] Enquanto o Kickass Torrents continuar operando absolutamente dentro da lei, nós certamente não estaremos conduzindo nenhuma atividade criminosa”, afirma a equipe.

O Kickass Torrent voltou, mas está bem difícil acessá-lo nesse momento. Como aponta o TorrentFreak, o tráfego intenso engasgou os servidores.

[TorrentFreak]