Reformas envolvem lixar e pintar paredes e todo o lance da construção, mas uma das coisas mais chatas é ter que ficar medindo o tamanho dos cômodos. Mas se você estiver disposto a desembolsar 560 dólares, agora existe um novo jeito de fazer medidas e ele quase parece mágica. Trata-se de um acessório para smartphone chamado Spike: ele usa lasers, GPS e outro sensores para medir automaticamente qualquer coisa que você fotografe.

Uma vez que ele usa uma conexão Bluetooth com seu smartphone, o Spike funciona tanto com o Android quando com o iOS, desde o celular tenha GPS. O aparelho tem um laser, uma bússola 3D, sua própria bateria recarregável e usa tudo isso para criar uma medição aproximada do tamanho de objetos e estruturas que estejam em qualquer lugar num raio de 180 metros.

Como não poderia deixar de ser, existe um probleminha: por “medição aproximada”, nós queremos dizer que o Spike tem uma margem de erro de 8 polegadas, para mais ou para menos. Quanto mais perto o objeto estiver, mais acurada fica a medição. Mesmo assim, ele ainda parece um gadget muito bom, principalmente porque as dimensões dos objetos são automaticamente sobrepostas à foto que você tirar. Além disso, você pode exportar as medidas e criar um modelo 3D no SketchUp. [ikeGPS via Gizmag]