As legendas automáticas do YouTube agora também estão disponíveis para vídeos em português. É mais um passo para, no futuro, facilitar a busca pelo que alguém falou em um vídeo.

Elas já existem há algum tempo, mas só agora o YouTube ampliou o recurso para seis novos idiomas – além do português, ganham closed captions os vídeos em francês, alemão, italiano, russo e holandês.

O YouTube usa o vídeo acima para mostrar do que o novo recurso é capaz: clique no botão CC (ao lado da engrenagem) e depois em “Português – Legendas Automáticas”. Você pode encontrar mais vídeos com legenda automática em português neste link. Elas vão aparecer primeiro nos novos vídeos que forem enviados ao YouTube.

O recurso está longe bem de ser perfeito. Ele usa o sistema de reconhecimento de voz do Google e, por vezes, o que aparece na legenda não tem muito a ver com o que foi dito no vídeo. Mas às vezes ele acerta em cheio. Por exemplo:

Neste vídeo, “A história foi registrada há cem anos…” virou “a aiea da dilma” – mas o restante da frase está correto.

E as legendas automáticas podem ser muito úteis. Imagine que, no futuro, será possível buscar por vídeos digitando o que as pessoas falam no vídeo, sem se limitar ao título ou a palavras-chave.

Por enquanto, o YouTube recomenda o uso delas para pessoas com problemas auditivos e quem não entende perfeitamente um idioma, mas também dá para aproveitar quando você estiver em um lugar muito barulhento – ou quando quiser transcrever exatamente o que é dito no vídeo.

E os criadores dos vídeos podem ajudar a melhorá-las. É possível baixar as legendas automáticas para corrigir os erros, ou até mesmo enviar a transcrição do vídeo, e as legendas são geradas automaticamente pelo YouTube. [YouTube Blog via The Next Web]