Até o fim do ano outra gigante da computação estará fabricando equipamentos no Brasil, a chinesa Lenovo. Rumores sobre a vinda da responsável pelos lendários e maravilhosos ThinkPads ao país estão rolando já faz algum tempo, mas se antes eles apontavam para a aquisição de uma empresa local (Positivo, CCE, Itautec etc.), o fim da história surpreendeu: a Lenovo construirá a sua própria fábrica.

No comunicado da Lenovo Brasil a subsidiária dá números e cronograma da fábrica que será construída em Itu, no interior de São Paulo, e consumirá US$ 30 milhões para ser erguida:

“As novas instalações terão 325.000 metros quadrados e, de acordo com o cronograma, entrará em operação até dezembro de 2012. Até 700 funcionários serão admitidos quando a unidade alcançar a capacidade máxima de produção, o que está previsto para acontecer dentro de dois anos.”

A Lenovo é a segunda maior fabricante de PCs do mundo, só perde para a HP; o Brasil é o terceiro maior mercado de PCs do mundo. Esse negócio personifica aquela expressão “juntar a fome com a vontade de comer.”

Todos devem sair ganhando nessa. A nós, fica a esperança de ver lançamentos mais ágeis em relação a outros mercados, preços mais camaradas e condições mais flexíveis na hora da compra. Ah, X1 Carbon… [ZTOP]