_Eletrônicos

Lenovo cria uma ferramenta para remover o Superfish automaticamente

Lenovo libera ferramenta que ajuda a retirar o malware Superfish que vinha pré-instalado nos computadores fabricados pela empresa.

O fato de a Lenovo ter pré-instalado o adware Superfish em alguns de seus computadores foi um dos maiores erros que a empresa poderia cometer, mas ao menos ela está tentando passar o pano nas coisas rápido: ontem foi liberada uma ferramenta de desinstalação que livra o computador do programa e de seus certificados. Num movimento de responsabilidade e transparência para com os consumidores, a Lenovo também postou o código-fonte e a licença da ferramenta para aqueles que queiram analisá-la.

Se você está usando um computador da Lenovo (ou se você acredita que possa ter instalado o Superfish acidentalmente), vale a pena testar a sua máquina para verificar se ela está infectada. Um lembrete: o Superfish pode parecer um simples adware incômodo, mas a maneira como ele funciona faz com que a máquina fique vulnerável a ataques de pishing e sites falsos.

Outra boa notícia: a última atualização do Windows Defender também ajudar a neutralizar o Superfish e seus certificados, então qualquer pessoa que tenha uma conexão de internet pode, sem grandes segredos, manter seu computador seguro contra essa trapalhada da Lenovo.

[Lenovo / Imagem via Vertes Edmon Mihai]

Sair da versão mobile