_Ciência

Lentes de contato que escurecem no sol vão te proteger de raios UV (e te deixar assustador)

A Johnson & Johnson se juntou à Transitions Optical, empresa conhecida por fazer aqueles óculos que automaticamente escurecem quando você sai debaixo do sol, para trazer uma tecnologia única às lentes de contato. Se você odeia usar óculos de sol, elas vão te livrar de ter que usá-los ao ar livre, mas só se você […]

A Johnson & Johnson se juntou à Transitions Optical, empresa conhecida por fazer aqueles óculos que automaticamente escurecem quando você sai debaixo do sol, para trazer uma tecnologia única às lentes de contato. Se você odeia usar óculos de sol, elas vão te livrar de ter que usá-los ao ar livre, mas só se você não se importar em ficar com olhos assustadores de alienígena.

• Estudo mostra que mesmo lesões cerebrais traumáticas leves podem aumentar risco de demência
• Algoritmos ressuscitam tecnologia de monitoramento estomacal abandonada nos anos 90

As lentes da Transitions são equipadas com moléculas fotocrômicas que reagem e mudam sua estrutura molecular quando expostas à luz ultravioleta. Como resultado da mudança estrutural, elas conseguem absorver mais luz conforme ela tenta atravessar, protegendo os olhos do usuário e escurecendo as lentes.

Até agora, a tecnologia só estava disponível em óculos, mas a Johnson & Johnson alega ter passado os últimos dez anos adaptando a tecnologia da Transitions para uso em lentes de contato. Depois de testes clínicos envolvendo mais de mil pacientes, as novas Acuvue Oasys, feitas com lentes de contato Transitions, foram liberadas pela FDA (equivalente americana à Anvisa) e deve estar disponível na primeira metade de 2019.

As lentes de contato descartáveis de duas semanas provavelmente vão funcionar de forma parecida com os óculos da Transitions, lentamente escurecendo quando você sai debaixo do sol e é exposto à luz ultravioleta. Como maioria das janelas filtram luz UV, quando você voltar para um ambiente fechado, as lentes vão lentamente clarear de novo.

Embora a tecnologia exista desde 1962, os óculos da Transitions ainda parecem tecnologia do futuro considerando que elas não contam com eletrônicos ou bateria para funcionar. Porém, embora sejam bastante comuns hoje em dia, provavelmente ainda vai levar um tempo para nos acostumarmos a ver pessoas usando a versão de lente de contato, que terá um efeito desconfortante nas íris do usuário.

[Johnson & Johnson via Slashgear]

Imagem do topo: Johnson & Johnson

Sair da versão mobile