A LG anunciou seu Optimus G no mês passado, e este mês começa o lançamento. O aparelho quer bater de frente com o Galaxy S III, e traz as especificações para isso — além de alguns truques na manga. Atualizado.

A maioria dos detalhes sobre o Optimus G já foi revelada no mês passado. Há a tela de 4,7 polegadas com resolução 1280×768 e painel True HD IPS+. Temos o processador quad-core Snapdragon S4 Pro, que o AnandTech testou em benchmarks – ele é rápido em testes de navegador, e fica muito à frente em termos de desempenho gráfico.

Há também duas câmeras: traseira de 13 megapixels, com lente f/2.4 e flash LED, e frontal de 1,3MP. Ainda temos: 2GB de RAM, 32GB de espaço interno (sem entrada para microSD), e bateria de 2100mAh não-removível – tudo em um corpo de 8,45mm de espessura e 145g.

Mas as novidades vão além do hardware: a LG também tentou deixar o Android mais esperto. Alguns truques parecem bacanas; outros, desnecessários.

A função mais chamativa é a QSlide Function: com ela, você pode assistir a um vídeo enquanto navega pela interface. Não é o truque do Galaxy S III: aqui, o vídeo ocupa a tela inteira e fica translúcido – assim, você vê a interface e o vídeo ao mesmo tempo. O SlashGear mostra como funciona:

Também há o Application Link: depois que o despertador toca, ele abre certos apps – como e-mail, calendário ou previsão do tempo. Assim, eles já estarão atualizados quando você levantar da cama e pegar seu smartphone.

E a LG implementou zoom em diversos apps. Por exemplo, você pode ampliar a fonte nos apps de e-mail, mensagem de texto (?), e até no player de música. Isto vale também para vídeos: dá para chegar a zoom 5x enquanto o vídeo toca, para ver mais detalhes. Também é possível aumentar o tamanho da fonte e dos ícones na tela inicial.

Além disso, ainda há o “Dual Screen Dual Play”: você pode espelhar o conteúdo do smartphone na TV, ou exibir dois conteúdos diferentes em cada tela, sem usar fios. A LG cita como exemplo ler as anotações de uma apresentação no celular, enquanto você a exibe na TV.

A câmera de 13 megapixels também tem seus truques. Ela tira várias fotos contínuas e permite a você escolher a melhor foto; pode ser ativada com o comando de voz “xis”; e possui redução de ruído em pouca luz.

O Optimus G roda Ice Cream Sandwich, mas a LG não deu prazo para atualizá-lo para o Jelly Bean. Ele foi lançado hoje na Coreia do Sul, e chega a “mercados-chave globais” em outubro.

E no Brasil? Bem, a LG diz ao G1 que ainda não há previsão de lançamento por aqui, mas nos convidou para um evento Optimus no dia 25 de setembro — tudo indica que é sobre o aparelho (há até menção à tela de alta resolução), então acreditamos que ele chegue por aqui em outubro.

Atualização: Uma fonte anônima nos informou que o aparelho que a LG deve apresentar por aqui é o Optimus 4X HD, anunciado lá fora em fevereiro desde ano. Faz sentido, a não ser que a LG pule uma geração. Aguardemos o dia 25.

[LG | Engadget | SlashGear | G1]