A melhor câmera que há, como costuma-se dizer, é a que você tem com você. Seja um impressionante iPhone 3GS ou um modelo flip de R$40, você consegue tirar fotos excelentes e tornar a sua vida mais fácil com estas táticas de cameraphone.

10) Obtenha close-ups estilo macro
Tomadas em macro não são apenas nerds apaixonados com amigos tolerantes. Nós já mostramos a vocês como usar um leitor velho de DVD para criar uma lente de cobertura simples e portátil de forma a obter excelente foco de curta distância sobre qualquer coisa que você esteja fotografando. Ah, mas você não tem um DVD player antigo pra canibalizar? Você provavelmente consegue encontrar uns acessórios baratos para as suas tomadas improvisadas em macro. De todo modo, você terá um belo pacotinho macro que é barato o suficiente para se levar para qualquer lugar e fotografar qualquer coisa sem se preocupar muito com ele.

9) Capture a sua viagem de carro
iPhones e outros celulares com acesso à Internet podem ser usados como navegadores GPS, então os fabricantes de acessórios criaram um monte de gadgets de armação para eles. Isto é muito conveniente, mas nem de perto tão divertido quanto dirigir um thriller de baixíssimo orçamento no seu trajeto para o trabalho. Para dar ao seu personagem a sua montagem de abertura que define o caráter, basta abrir um furo no local da câmera e encontrar um aplicativo que permita fotografia em time-lapse, ou uma função de gravação de vídeo que não exija que você mexa no aparelho enquanto dirige.

8) Encontre o seu carro em estacionamentos enormes
Lembrar-se onde você estacionou o seu carro é uma daquelas habilidades que todos dizem ser muito bons nela até colocá-la à prova. O blog Digital Inspiration sugere que, entre outros usos criativos para um cameraphone, usá-lo para tirar uma fotografia da saída ou elevador mais próximo de você em uma rampa, ou de um ponto de referência em um estacionamento aberto, pode economizá-lo um bocado de estresse ao retornar de uma épica viagem a compras no shopping ou de um evento esportivo. Leva menos tempo do que enviar uma mensagem de texto para si mesmo com as coordenadas e você ganhará instantaneamente o respeito de todos ao ser o único com noção de onde encontrar a sua máquina no final da noite. Foto por Luciano Meirelles. (post original)

7) Documente o que você está colocando na mala
Muitas malas são preparadas de maneira frenética, mas separe 15 segundos para tirar uma ou duas fotos do que você está jogando lá dentro antes de fechá-la de vez. Se a companhia aérea, hotel ou serviço de transporte que você estiver usando perder ou danificar a sua bagagem, você saberá exatamente o que você tem direito de reclamar de dentro dela. Se você quiser ter certeza absoluta que você não enfiou os seus óculos escuros lá dentro antes de sair correndo e comprar outro par, você saberá se deve continuar cavando ou não. Meses ou anos depois, você vai rir ao se lembrar de como você pensava que precisava fazer nada durante suas férias. Foto por  Muffet. (post original)

6) Crie PDFs a partir de fotos de documentos
Uma hora e muitas discussões depois, o quadro branco do trabalho está repleto de ideias factíveis e incumbências da equipe. Agora, como raios você vai se lembrar de tudo isso amanhã de manhã? O serviço gratuito Qipit de conversão para cameraphone, dependendo da qualidade da sua câmera, aceita fotos de quadros brancos, documentos impressos ou anotações escritas a mão com fundos brancos e os converte para os velhos e simples PDFs, depois os envia por e-mail para o seu endereço eletrônico comum. Nós apenas demos um exemplo de um uso potencial relacionado ao trabalho para esta conveniência – assumimos que você conseguirá pensar em muitos, muitos outros usos interessantes para esta função. E se você precisar enviar um fax destes documentos, o Qipit também está lá para salvar você.

5) Melhore as fotos no seu computador
Algumas fotos feitas em cameraphones capturam momentos perfeitos, mas foram tiradas sob condições não tão perfeitas assim. Não importa se você prefere fazer você mesmo ou deixar a cargo de um software confiável, é bastante fácil obter uma imagem razoavelmente decente a partir de uma tomada ruim. Usuários de Windows devem pegar o Mobile Photo Enhancer para uma solução rápida que corrige problemas comuns. Você tem Photoshop, GIMP ou outra solução de edição de fotos disponível? Experimente as dicas do Jackson West sobre como dar uma levantada em fotos em menos de 60 segundos, testadas com uma bela foto de um buldogue tirada com a câmera embaçada do iPhone (2G). (posts originais: Mobile Photo Enhancer, levantada nas fotos)

4) Cumpra com a dieta
Tempos atrás, quando a ideia de telefones com câmeras era nova no mundo (tá, isso era apenas 2005), o MyFoodPhone oferecia, por 149 dólares ao mês, mais tarde por 10 dólares ao mês, os serviços de uma nutricionista que avaliava quaisquer fotos que você enviasse da sua comida, respondendo com uma rápida crítica ou sugestão. Como é de se imaginar, este serviço não existe mais – talvez porque, para muitas pessoas, o simples ato de divulgar o que estão comendo em uma câmera e possivelmente tornar esta informação pública já é suficiente para começar a perder peso. É mais ou menos como ligar para um parente toda vez que você estiver na cidade para informá-lo quanto você bebeu ou quanto você gastou – você, quase que certamente, diria menos do que a realidade, e você também teria provas fotográficas e um reforço das vezes que você conseguiu não detonar aquela torta holandesa inteira. Foto por Sebastian Mary.

3) Pegue e envie fotos sem taxas
Você ainda está preso a um telefone antigo que não deixa você tirar fotos sem pagar taxas exorbitantes de MMS/e-mail/”upload”? pegue o BitPim, um software ferramenta gratuito que se conecta ao seu telefone por Bluetooth e o abre de maneira estrondosa, mesmo que as suas capacidades de Bluetooth pareçam ser bastante limitadas. Nós preparamos um walkthrough de como sincronizar o seu telefone com BitPim, feito com um modelo clamshell bastante limitado, o mais barato que vinha com um contrato da operadora Verizon (nos EUA). Verifique se o BitPim dá suporte ao seu telefone. Se der, sinta-se à vontade para penetrar o seu pequeno conjunto de circuitos e libertar as fotos, vídeos e músicas que são seus por direito. Ah, e aproveite para jogar lá também uns ringtones personalizados.

2) Domine a forma
Mesmo com os modelos high-end de 5-8 megapixels já quase disponíveis, tirar foto com um cameraphone não é a mesma coisa que fotografar com uma câmera comum. Os sensores, curvatura da lente, capacidade de abertura – tudo isto foi otimizado para um aparelho que foi projetado principalmente para transmitir voz e dados por meio de antenas retorcidas. Dito isto, você pode aprender a conseguir fotos melhores com a câmera que você sempre tem com você:

Planeje o retardo do obturador
Como muitas câmeras digitais comuns, muito provavelmente haverá um retardo entre o momento exato que você aperta o botão do obturador e quando o seu cameraphone captura a imagem. Planeje-se para isto: aperte o botão meio segundo antes para capturar o momento exato que você espera e mantenha o telefone estável por alguns segundos após apertá-lo também. Um pouco de prática o ajudará a aperfeiçoar esta técnica.

1) Faça dele o seu segundo cerebro
Crie um conta gratuita no Flickr e acrescente o seu endereço de e-mail secreto e de upload instantâneo nos contatos do seu telefone. Você agora possui um espaço quase infinito de alta qualidade – e que permite criar tags – onde você pode jogar tudo que você provavelmente se esquecerá ou precisará para formar suas ideias. Vinhos que você quer comprar, o presente perfeito que você viu lá em junho, o número de série do seu novo gadget – em outras palavras, qualquer coisa que ainda não esteja nesta lista. Se você é do tipo que prefere de fato organizar os seus pensamentos fotográficos, o Evernote oferece um endereço de e-mail particular e espaço gratuito semelhante, mas não permite criar tags por e-mail, fazendo deste serviço de expansão do cérebro, por mais estranho que possa parecer, um pouco menos útil para este hack que você considerará bastante conveniente nos momentos certos. Foto por solson.


Quais superpoderes secretos tem o seu cameraphone, seja por ideia própria ou sugestão de outros? Queremos ouvir sobre eles aí embaixo nos comentários.