A Apple torna fácil colocar mídia e arquivos no seu iDeviceise você gosta de manter tudo organizado no iTunes, mas a recíproca não é verdadeira. Pode ser bem complicado copiar alguma coisa (ou qualquer coisa) de volta para o seu computador sem muitos problemas e sacrifício, mas é ainda mais fácil encontrar uma solução boa e gratuita para esse problema entre as tantas escolhas disponíveis por aí. Você pode passar boa parte da sua semana fuçando as suas opções, ou você pode simplesmente ler este post.

Nós já abordamos esse problema antes, mas as coisas mudaram para melhor desde 2008. Eis aqui as melhores opções para transferir mídia da sua iCoisa de volta para o seu computador, sem pagar por isso. Nós dividimos esse guia em seções para Windows, Mac e Linux, então você pode ir direto para a parte que te interessa.

Windows

Por um bom tempo, o Windows não tinha nenhuma solução boa para o problema de transferir mídia do iDevice para o computador. Ainda bem que o Sharepod apareceu e transformou o mundo em um lugar melhor – pelo menos para os usuários de Windows com música presa em seus iPods. Não apenas o SharePode transfere o conteúdo completo da sua biblioteca, mas ele também pode fazer as mudanças que você quiser sem o iTunes. Você pode fazer download do Sharepod aqui. Uma vez que você o tiver instalado, eis aqui como acessar suas coisas:

1-      Conecte o seu iDevice ao seu PC com Windows
2-      Abra o Sharepod. (Se você abrir o SharePod antes de conectar seu iDevice, ele irá começar a procurar por ele imediatamente e pode concluir que não há nada conectado.)
3-      Escolha as músicas/arquivos específicos que você deseja e clique no enorme botão “Copiar para o computador” no canto superior esquerdo da janela do Sharepod. E se ao invés disso você quiser copiar tudo, clique no botão “Backup iPod”.
4-      Uma janela irá aparecer e pedir para vocês escolher um destino. Decida para onde você quer transferir a música e como quer que seja organizada. Quando você tiver feito a sua escolha, clique no botão “OK”.
5-      Aguarde enquanto o Sharepod transfere sua música.

E é isso. Se você quiser apenas tocar a música, apenas dê um clique duplo em qualquer arquivo da sua biblioteca e o Sharepod irá começar a tocar. É incrivelmente simples de usar.

Mac OS X

O Mac OS X foi abençoado há muito sempo com o Senuti. (Caso você não tenha percebido, isso é iTunes escrito ao contrário.) O Senuti é muito fácil de usar e pode transferir músicas de volta para o seu computador em poucos cliques. Tecnicamente, não é 100% gratuito, mas você pode usá-lo para transferir até 1000 músicas dentro de um período de testes de 30 dias. Também existe uma versão mais antiga e grátis que você pode usar se você quiser burlar essa limitação. Eis aqui como ele funciona:

1-      Conecte seu iDevice e abra o Senuti.
2-      Quando você abrir o Senuti pela primeira vez, você terá que responder inúmeras questões do setup antes de começar. Não vacile durante esse processo porque irá perguntar onde você deseja que suas músicas sejam copiadas e se quer ou não que ela seja automaticamente adicionado ao iTunes. Você irá querer saber onde as suas músicas irão parar quando você terminar de copiá-las, então não saia clicando para não passar batido nessas opções.
3-      Uma vez que você terminar você verá a janela principal do Senuti. Ela irá parecer com uma versão simplificada do iTunes, com todas as suas playlists na esquerda e suas músicas/mídia na direita. Apenas procure todas as músicas que você queira transferir, ou selecione-as da sua biblioteca, e clique no botão de transferir no canto superior esquerdo da janela do Senuti.
4-      Espere enquanto o Senuti transfere suas músicas para o local que você escolheu durante o processo de setup e adiciona-as automaticamente ao iTunes (se você tiver selecionado isso, também durante o processo de setup).

É isso. O Senuti é um app realmente simples que não consome muito tempo para usar.

Linux

Usuários de Linux devem procurar o gtkpod. Pelo que nós sabemos, parace ser a única maneira de sincronizar um iDevice no iTunes. Eles fornecem um guia detalhado de como fazer cada coisa desde conectar seu iDevice até copiar os arquivos de volta para o seu computador. Eis aqui como ele funciona, de acordo com o guia do próprio gtkpod.

1-      Seleciones as faixas que você quer exportar e selecione “Export Tracks from Database” do menu no arquivo (ou uso o menu de contexto).
2-      Uma janela de seleção de diálogo irá aparecer e você pode escolher o diretório para o qual você deseja enviar os arquivos selecionados.
3-      Você pode especificar um nome de arquivo exportado na caixa de diálogo nas peferências, especificando um template (ex.: “%A/%a – %t”). Você pode especificar vários templates para diferentes formatos de arquivo, separando-os por um hífen (ex.: “%A/%a – %t.mp3;%t.wav”). Veja a tooltip na janela de preferência para uma lista de identificadores.

Apesar de não termos passado muito tempo testando, esta parece a sua melhor (e provavelmente a única) opção no Linux para gerenciar e sincronizar seu iDevice. Se você tem experiência com gtkpod ou outra opção de Linux que gostar mais, compartilhe nos comentários.