Windows: Nós estamos sempre falando de bons programas que o lembra de fazer pausas periódicas para descansar seus olhos e preservar sua sanidade, mas a maioria deles é para Mac. Agora usuários Windows podem tirar proveito disso com o EyeLeo, um programa totalmente gratuito que não só o lembra de parar um pouco de vez em quando, como também escurece a tela para que você realmente se levante e vá fazer outra coisa.

O EyeLeo funciona de forma parecida à do Coffee Break do Mac. O app o relembra de fazer pequenas paradas para evitar a fadiga ocular a cada poucos minutos, e mais espaçadamente, paradas do tipo levante-se-do-computador de hora em hora. Você pode agendar as paradas curtas para a cada dois ou sete minutos e as longas para a cada 30 ou 90 minutos. Quando a hora de uma parada curta chega, você recebe um pequeno alerta no rodapé da tela lembrando-o de mexer os olhos, fitar objetos à distância (obedecendo a regra dos 20-20-20) ou fazer outra coisa para relaxar seus olhos.

As paradas longas são um pouco diferentes. Quando chega a sua hora, o EyeLeo escurece a tela e (se assim estiver definido nas configurações) a trava, de modo que você não possa usar o computador até que o período termine. Por padrão, você pode clicar em “pular” e voltar ao trabalho, mas o objetivo é fazer você de fato se levantar, ir beber água, andar a esmo ou fazer algo diferente por alguns minutos. Você também pode definir a duração das paradas.

O EyeLeo é provavelmente o melhor programa de lembrete de paradas para Windows desde o Workrave, que sabemos é o preferido de muita gente. O EyeLeo foi feito por engenheiros que experimentaram o Workrave e queriam algo um pouco mais personalizável, mas deixaremos a seu cargo decidir qual dos dois se adequa melhor ao seu trabalho. O EyeLeo é gratuito e já está disponível. [MakeUseOf]