O Google Drive, tão esperado e cercado de rumores — e que hoje parece ser uma versão do Dropbox, mas sob a tutela do Google — provavelmente será lançado na primeira semana de abril, segundo Om Malik, do GigaOm.

De acordo com os detalhes de minhas fontes, o Google irá oferecer 1 Gb de armazenamento de graça, mas cobrará por mais espaço. O atual líder do mercado, o Dropbox, oferece 2 Gb de graça. O produto do Google virá com um cliente local e uma interface web que será bem semelhante à interface do Google Docs. Interessante notar também que ela será lançada para usuários do Google Apps e também terá domínios específicos. O Google também criou uma API para aplicativos de terceiros para que os usuários possam armazenar conteúdos de outros apps no Google Drive. Minhas fontes estão impressionadas com o que viram até então.

Se ele estiver certo, parece que o GDrive será bem parecido com aquilo que vazou em fevereiro. Malik coloca seus rumores com vários “talvez”, basicamente porque os rumores do GDrive vem surgindo desde que o homem inventou a roda.

A questão é: valerá a pena usar o Google Drive caso ele seja realmente lançado? Eu sou um cliente bem fiel e feliz do Dropbox, e sei que muitos de vocês também são. Se o Google quer fazer com que o serviço valha a pena, ele terá que oferecer algo que nós não temos no Dropbox. Caso contrário, poderemos ter apenas mais um caso Google+. (Ah, e 1GB parece muito mão de vaca, principalmente se pensarmos que minha conta gratuita de Gmail tem 7GB de espaço.)

Se as “boas fontes” de Malik estiverem certas, descobriremos tudo isso em abril. Conte-nos o que você achou dos novos detalhes nos comentários. [GigaOm]


Deixe uma resposta