O iOS 4.0 estava tão lento no iPhone 3G que nós rapidamente voltamos ao software antigo. No início da semana, a Apple anunciou, entre outras coisas, que o iOS 4.1 arrumaria o problema de performance no iPhone 3G. Nós fizemos o teste.

No vídeo acima, o iPhone 3G enfrente a ele mesmo num teste de velocidade épico para ver se o que a Apple disse é verdade: o iOS 4.1 é realmente mais rápido do que o 4.0 ou é puro papo?

Nota: esse teste está longe de ser um exame científico de ambas as versões do iOS 4. Nós só tínhamos um iPhone 3G para fazer o teste e não pudemos começar as marcações no tempo exato. O resultado disso é que algumas ações não estão perfeitas, mas elas claramente mostram as diferenças de performance entre as versões.

Segunda nota: deixando claro, o iOS 4.1 não está disponível ainda via iTunes; entretanto, a versão do vídeo é a final do iOS 4.1 rodando em nosso iPhone 3G.

O vídeo demonstra o resultado, mas eis a conclusão:

Mensagens: iOS 4.1 ganha (por pouco)

Mapas: iOS 4.1 ganha (por muito)

Fotos: iOS 4.1 ganha (por pouquíssimo)

Safari: iOS 4.1 ganha (por pouquíssimo)

Mesmo que as vantagens de velocidade variem de muito pouco para algo bem sensível, o iOS 4.1 claramente é mais veloz do que o iOS 4.0. Ao mesmo tempo, ele ainda é sensivelmente mais lento do que o 3GS ou o iPhone 4, e nós ainda não temos certeza se os usuários do iPhone 3G gostarão tanto do upgrade, por conta da ainda existente lentidão. A diferença mais óbvia foi a resposta da interface. A interface não travou nem ficou lenta quando apps foram abertos ou textos foram escritos. Se você quer muito o iOS 4, só por esse ganho de velocidade ele já vale a pena.

Música por Julian Wass