O Windows tem uma tonelada de ótimos utilitários, e apesar de não conseguirmos viver sem alguns deles, existe um espaço especial no nosso coração para programas que simplesmente melhoram o Windows, ao invés de adicionar um novo software. Eis aqui o top 10 de apps que tornam as ferramentas nativas do Windows ainda melhores.

10. MenuUninstaller

A menos que você faça visitas regulares ao Adicionar/Remover Programas para desinstalar um monte de programas, há grandes chances de que você encontre programas indesejados quando está navegando pelo Menu do Iniciar, ou passando pelos Arquivos de Programas. Ao invés de ir até o Adicionar/Remover Programas para desinstalar alguma coisa, o MenuUninstaller coloca uma opção de Uninstall no seu menu contextual. Apenas clique com o botão direito em um atalho ou app, clique em Desinstalar, e ele irá desinstalar para você. Ele funciona muito bem. Entretanto, se você quiser alguma coisa um pouco mais poderosa, você sempre pode optar por outro app de desinstalação – como o Revo Uninstaller, que pode desinstalar todos os traços de um programa simplesmente clicando na sua janela.

 

9. MiniBin

Se você gosta de manter seu desktop limpo – e quem não gosta? – aquele ícone de lixeira pode deixar você louco, por ocupar aquele espaço todo. Mesmo que não incomode, você pode não gostar de como ela gerencia e apaga seus arquivos, e o MiniBin pode arrumar isso. Ele move a lixeira para a sua barra de tarefas e modifica como ela funciona. Você pode dar um clique duplo na barra de tarefas para esvaziar a lixeira, e até mesmo se livrar de janelas ou barras de progresso que aparecem quando você faz essa operação, sem falar que também elimina os sons. Ela até mesmo tem uma opção de otimização de CPU para computadores mais antigos.

 

8. XnView Shell Extension

Se o painel de visualização do Windows Explorer não é pra você, você ainda pode ter previews rápidos das imagens com algo como o XnView Shell Extension. Ele não apenas irá mostrar uma miniatura de uma imagem quando você clicar com o botão direito nela no Windows Explorer, ele também irá adicionar uma opção ao menu de contexto para converter a imagem, definir como papel de parede, e mais. Se você acha que isso irá poluir demais o menu de contexto, você pode tentar também o FastPreview, que adiciona apenas a função de miniatura.

 

7. OpenWith Enhanced

Quando o Windows não sabe como abrir algum tipo de arquivo, ele se esforça para oferecer a você possíveis programas que conseguirão abrir – mas ele não pode recomendar nada além dos programas que você já possui. O OpenWith Enhanced adiciona algumas funções extras no menu de “Abrir Com…” do Windows, como ao recurso de recomendar outros programas da net. Ele também irá dizer a você quais programas tem mais chance de abrir um arquivo em comparação com outros, para que você possa tomar uma decisão mais informada, e até mesmo ir para a página de download deles a partir do menu de Abrir Com. Você também pode limpar a parte de “Abrir Com” do menu de contexto para qualquer tipo de arquivo, o que é bem útil.

 

6. Jumplist Extender

As listas de atalho são uma das funções legais mais subestimadas no Windows 7, e se você adicioná-las à sua rotina, elas podem servir para aumentar a sua produtividade. Entretanto, você está meio preso com quaisquer que sejam as opções que as listas de atalhos dão a você. O Jumplist Extender permite que você crie um novo item na lista de atalhos para qualquer programa. Você pode dizer para o novo item fazer uma combinação de teclas, executar um comando da linha de comando, ou até mesmo executar um comando AutoHotkey (então, basicamente, você pode dizer para ele fazer qualquer coisa). Ele torna as listas de atalho ainda mais úteis, e permite que você ajuste-as para se adequar a como você usa no seu dia-a-dia.

 

5. Process Manager

Apesar de o Process Manager tentar ser uma maneira fácil de fechar programas a partir do menu do botão direito, ele pode fazer muito mais que isso. O Process Manager adiciona mais opções ao menu do sistema de alguns aplicativos, permitindo que você feche, esconda, minimize ele para a barra de tarefas, deixe-o transparente, entre outras coisas. Você pode até mesmo fechar ou esconder todos os apps que estiver executando, se o seu chefe entrar na sala e você precisar esconder todas aquelas abas do 9Gag. É apenas mais uma maneira de gerenciar a massa de janelas que se acumulam durante o dia. Claro, se você precisa de algo mais robusto para gerenciar tarefas, você sempre pode recorrer a um gerenciador de tarefas de terceiros.

 

4. QTTabBar (e outros add-ons do Explorer)

O Windows Explorer deixa muito a desejar e apesar de você ter a possibilidade de instalar um navegador de arquivos novo, existem alguns add-nos para o Explorer que deixam as ferramentas existentes mais robustas. QTTabBar é uma das melhores, adicionando abas no topo da janela, além de outras opções úteis como copiar o caminho para uma pasta, atalhos do teclado customizado, entre outras coisas. Se isso não é muito a sua praia, você pode tentar o Better Explorer, que adiciona uma interface tipo ribbon ao Explorer para tentar emular a versão do Explorer do Windows 8. E se tudo que você precisa são pequenos ajustes, CustomExplorerToolbar adiciona e remove botões da barra de tarefa do Windows Explorer para você.

 

3. Bins

A função “Stacks” do Mac OS X é uma das nossas favoritas do dock do OS X, e o Bins traz esse recurso para o Windows 7, permitindo que você fixe praticamente qualquer coisa na barra de tarefas. Fixar um bin significa que clicar naquele ícone abre uma pilha de outros ícones, o que é ótimo para deixar a sua barra de tarefas organizada. Ele também permite que você fixe arquivos e pastas na barra de tarefas, que é uma função que faz muita falta no Windows. Se você não gosta do Bins, 7stacks e StandaloneStack são duas ótimas alternativas para ter a função Stacks no Windows, e a Taskbar Items Pinner te dará a função de fixar documentos à barra de tarefas.

 

2. Fences

Se você usa a área de trabalho para guardar arquivos, mas precisa de um pouco mais de organização do que ela oferece, o Fences é para você. O Fences permite que você classifique diferentes tipos de ícones em diferentes caixas no seu desktop, alterar a visibilidade de todos os seus ícones, ou até mesmo detectar automaticamente para onde certos tipos de ícones deveriam ir. É uma das melhores maneiras de criar uma organização para o desktop, e um dos primeiros aplicativos que eu instalo em qualquer PC com Windows.

 

1. Teracopy

Você pode não ter percebido, mas o método padrão do Windows para copiar arquivos é bem lento, sem falar que não é completamente confiável. Ele não diz o que foi copiado com sucesso e o que não foi. E ele não permite que você pare e recomece uma transferência, e também não aperfeiçoa o processo para que ele seja o mais rápido possível – tudo que o Teracopy faz com maestria. É a melhor maneira de transferir arquivos em um PC com Windows, e melhor de tudo, ele se conecta diretamente com o Windows Explorer. Tudo que você precisa fazer é instalá-lo, e todas as futuras cópias de arquivo irão passar pelo processo mais rápido e avançado do Teracopy. Instale, esqueça, simplifique a sua vida.

 

Item bônus: ShellExView

Depois de instalar seus aplicativos favoritos dessa lista, é provável que o seu menu de contexto tenha ficado monstruoso. Não tem muito problema se você usar quase todas as opções, mas se você não usar muitas das funções do menu de contexto, você pode eliminar algumas com algo como o ShellExView. Nós achamos que seria irresponsável nem menciona-lo considerando que citamos várias adições ao menu de contexto neste post, então aqui está uma ferramenta bônus. Nós também recomendamos dar uma olhada neste guia para limpar o seu menu de contexto do Windows feito por nossos amigos do How-To Geek, que detalha muitas maneiras – desde o ShellExView até modificar o próprio registro – para diminuir o menu de contexto conforme sua necessidade.


Como nós falamos, ótimos utilitários existem aos montes no Windows, mas tem um charme especial nos programas que melhoram as funções existentes no Windows. Obviamente, existe um monte de apps excelentes por aí – desde algo restrito a nicho como o MediaTab até programas completamente distintos como o 7-Zip. Se você tem algum app favorito para melhorar o Windows que não mencionamos, compartilhe nos comentários.