Cultura

Lolita Rodrigues esteve na 1ª transmissão da TV Tupi; confira mais curiosidades

Primeira apresentação ao vivo da televisão brasileira, com Lolita Rodrigues, era para ter sido de outra cantora -- uma grande amiga dela. Saiba quem!
Imagem: Reprodução/Globo

Uma das pioneiras da televisão no Brasil, a atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues morreu neste domingo (5) aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Ela vivia lá com a filha, Silvia Rodrigues, desde 2015, e tratava uma pneumonia há cerca de um mês no Hospital Nossa Senhora das Neves.

Nascida Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, Lolita é lembrada por cantar o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, “TV na Taba”, em 18 de setembro de 1950, marcando o início da televisão no país.

Confira abaixo sete curiosidades sobre a apresentação:

1. Era para ser Hebe Camargo

Anteriormente, a primeira apresentação de uma cantora na televisão brasileira seria de Hebe Camargo, amiga de longa data de Lolita. Hebe participou de uma memorável entrevista no “Programa do Jô” em 2000, que rendeu diversos memes na internet junto com Lolita e Nair Belo. No entanto, Hebe não pôde participar da abertura. Alguns dizem que devido a um resfriado ou rouquidão, enquanto outros afirmaram que a artista já tinha outro compromisso.

2. Elenco de peso

O programa “TV na Taba”, o primeiro criado para televisão, reuniu grandes artistas como a própria Hebe Camargo, Mazzaropi e Lima Duarte.

3. Televisão à prova d’água?

Horas antes da estreia da primeira transmissão oficial, uma das câmeras pifou. O motivo? De acordo com técnicos, a suspeita era de que a água benta jogada nos aparelhos tivesse danificado alguma válvula. Dessa maneira, a transmissão aconteceu com duas câmeras, ao invés de três.

4. O povo não assistiu à estreia?

Um mês antes da grande estreia, o diretor da rec-tv, Walther Obermüller, veio ao Brasil. Quando perguntou “quantos milhares de receptores tinham sido vendidos à população de São Paulo”, os diretores da Tupi responderam “Nenhum”. Isso porque, na época, os televisores precisavam ser importados.

5. Equipamento contrabandeado

O fundador da TV Tupi, Assis Chateaubriand, pediu que duzentos aparelhos de TV fossem trazidos de avião dos Estados Unidos para São Paulo em três dias. Contudo, o equipamento foi contrabandeado.

6. Ensaios sem televisão

Os ensaios da primeira apresentação da televisão brasileira aconteceram sem os equipamentos de televisão. Ou seja, não havia como saber se a transmissão iria ou não funcionar.

7. Transmissão ao vivo

Apesar das incertezas quanto ao funcionamento da transmissão, o primeiro programa da TV brasileira foi ao ar ao vivo. Afinal, a primeira fita de vídeo ainda não existia, já que as fitas cassete e VHS (Video Home System) surgiram posteriormente, entre as décadas de 1960 e 1970.

Por fim, veja Lolita Rodrigues cantando o hino da TV abaixo:

Com informações da Sindirádio.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas