O fim está próximo para a sonda Cassini, da NASA, a intrépida espaçonave que tem estudado o sistema de Saturno nos últimos 13 anos. Nesta sexta-feira (15), ela vai mergulhar na atmosfera do planeta com sua antena apontada em direção à Terra, tornando-se parte do lugar que chamou de casa por todos esses anos.

• A Cassini lançou suas fotos mais impressionantes dos anéis de Saturno
• A sonda Cassini olhou para o abismo polar de Saturno, e ele é assustador

Mesmo em suas horas finais, a Cassini conseguiu enviar algumas das fotos mais incríveis que já tirou em todos seus 20 anos no espaço. Neste domingo (10), a espaçonave mandou sua última observação da maior lua de Saturno, Titã, conforme se prepara para seu destino. Além de oferecer uma bela vista para a sonda que se despede, a Titã está, de fato, fornecendo assistência gravitacional para a Cassini mudar sua órbita em relação a Saturno. Esse sobrevoo foi parte importante do ato final da Cassini.

Aqui vai uma imagem bruta fantasmagórica da Titã, tirada em 10 de setembro, às 12:55 AM:

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

E aqui vai uma outra olhada na mesma imagem:

Apesar da beleza assombrosa das fotos, não podemos evitar nos sentirmos um pouco chateados. É difícil dizer adeus:

A Cassini vai passar os próximos dias se preparando para seu mergulho final. Isso não é exatamente uma consolação. Porém, embora a espaçonave vá partir em breve, sua contribuição científica viverá para sempre.