Um dos maiores problemas profissionais com o novo MacBook Pro, tirando o problema dos conectores, é sua impossibilidade de upgrade. A Apple decidiu soldar o HD na placa mãe (como eles também fazem com a RAM), tornando impossível aos usuários fazerem upgrades depois da compra.

• Os problemas de bateria do MacBook Pro dificultam na hora de recomendar o aparelho
• [Review] MacBook Pro com Touch Bar: um truque que ainda não vale a pena

Felizmente a OWC, velha produtora de acessórios para Mac, tem uma solução.

Batizado de OWC DEC, o dispositivo adiciona armazenamento adicional ao MacBook Pro. Diferente de outros docks, esse de fato é uma doca. O MacBook Pro fica em cima do alumínio que guarda o drive NAND e as entradas adicionais.

macbook-pro-owc-dec Imagem: OWC.

Apesar da maioria das pessoas provavelmente usarem o DEC em sua mesa, ele é totalmente portátil. O DEC deixará o novo MacBook Pro mais ou menos com a mesma espessura do antigo MacBook Pro de 2012 com drive óptico. Ele também acrescenta peso, mas a OWC diz que deve pesar cerca de um quilo a menos que o velho MacBook Pro de 2012.

Eu dei uma olhada em um protótipo funcional, sem portas, e fiquei impressionado. Sim, ele adiciona espessura e peso, mas também transforma o MacBook Pro em uma máquina de verdade.

Além da adição de armazenamento de 4TB, o DEC também vai incluir:

• Entrada de cartão SD

• 3 Portas USB 3 Tipo A

• Ethernet Gigabit

A OWC me disse que eles também estão pensando em oferecer um mini-DisplayPort em certas configurações e pode até mesmo adicionar bateria extra.
Apesar de você não poder aumentar o RAM (algo que a Apple não permite desde 2012), essa provavelmente é a solução mais próxima que você terá de retornar seu Touch Bar MacBook Pro no que a Apple costumava oferecer antigamente.

O lado negativo disso é o preço. A OWC não anunciou ainda o valor, e a natureza volátil dos chips de memória NAND deixou difícil para eles me dar uma estimativa, mas espere algo caro. Me disseram que o modelo de 4TB custaria menos do que a Apple cobra de ir de 256GB para 2TB no MacBook Pro. A Apple cobra US$ 1.400 por esse privilégio, então se prepare para gastar uma boa grana.

De qualquer forma não consigo culpar a OWC por sua estrutura de preços, esse é um problema que a Apple trouxe para si mesma quando continuou sua evolução de transformar ferramentas profissionais em meros aparelhos. Se você quer uma maneira simples de aumentar o armazenamento do seu MacBook Pro e você quer mais entradas, essa é uma das suas poucas opções.

[OWC]

Imagem do topo: Christina Warren/Gizmodo.