Amanhã vai ter o maior amistoso da história da F1: o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O campeão já está definido e ninguém deve fazer ultrapassagens no circuito com a maior reta da categoria, uma adaptação de Mônaco com menos lugares ainda para rolar pegas de facto. Mas que o lugar e sua arquitetura meio Coruscant encontra Tatooine é animal, isso é. Ainda mais se você olhar para as fotos de como era esse monte de areia em 2007, antes de começar a miragem.

Em maio de 2007, o lugar onde foi construído o circuito era assim:

 

Um ano depois, estava assim:

 

O circuito de F1 é só um pedaço do megaprojeto turístico, que terá dois parques temáticos (um da Warner e outro da Ferrari), 20 hotéis e mais um monte de coisa. Veja a planta:

 

O Fábio Seixas da Folha classificou o traçado de "bobinho e sem desafios de pilotagem". Olhando este vídeo parece que ele foi feito com duas intenções: para que o pessoal do camarote veja os carros passando por baixo e que a galera dos iates tenha uma ótima visão de tudo. Mas sério, a engenharia para fazer um lugar desse aparecer (inclusive com um mega aterro) é surreal. E o resultado, lindo. A corrida vai ser cedo, e chata, mas eu vou ver mesmo assim, ao menos para ver o primeiro GP ao entardecer da história da Fórmula 1. Quem sabe não pinta uma chuva e o Barrichello passe todo mundo pra garantir o 2º lugar. Ou uma tempestade de areia, mais provável.

[Fotos do F1Fanatic]